16.7.08

Plano de actividades para este ano traz a Macau World Press Photo
Casa de Portugal leva a votos
alteração de estatutos


Macau vai poder ver, pela primeira vez, a conceituada exposição World Press Photo, naquela que é mais uma iniciativa da Casa de Portugal em Macau. A data apontada para a abertura da exposição de fotografia é a segunda quinzena de Dezembro, disse ontem à Rádio Macau Maria Amélia António, a presidente da instituição.
Esta é uma iniciativa que faz parte do plano de actividades que será apresentado aos sócios amanhã durante a assembleia geral da associação da Casa de Portugal em Macau.
Na lista de projectos para este ano está incluído ainda o lançamento do novo trabalho de fotografia de António Conceição Júnior e ainda a continuação de vários workshops dedicados às artes.
Na assembleia geral de amanhã vai estar também em destaque a proposta de criação do Grupo Desportivo da Casa de Portugal em Macau. A ideia, defende a presidente, é ajudar a reduzir a frustração de muitos dos atletas que, por mera questão formal, têm ficado à margem de algumas competições no território. "Há associados que desde sempre se interessaram pela parte desportiva", explica Amélia António. "O que acontece é que não temos tido nenhum tipo de apoio da parte do Instituto do Desporto por não sermos considerados um clube. E tem vindo a aumentar a dificuldade que os nossos atletas têm para participar nas competições que se realizam em Macau."
Também a votos, na assembleia geral, vai a proposta de alteração dos estatutos da Casa de Portugal. Uma das alterações propostas visa uma maior abertura ao exterior. Até agora tem existido a figura do Amigo da Casa de Portugal, mas Amélia António quer mais e propõe uma nova figura: os Amigos da Cultura Portuguesa. Esta figura dirige-se aqueles que, não tendo nacionalidade portuguesa, se interessam por acompanhar as actividades da Casa de Portugal no âmbito cultural.
As mexidas nos estatutos prevêem ainda a criação do Sócio Jovem, para incutir nos mais novos o espírito colectivo. Outra das mudanças visa resolver o problema dos associados que não têm as quotas em dia, criando planos de recuperação das dívidas, para que não seja necessário pagar tudo de uma só vez.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com