10.7.08

Grupo de teatro Terra apresenta musical infantil
Marionetas invadem Centro Cultural

A companhia de teatro holandesa Terra apresenta o musical "little donkey", uma adaptação dos contos para crianças de Rindert Kromhout e Annemarie van Haeringen. De sexta a domingo no pequeno auditório do CCM

Rui Cid

Têm origem japonesa, mas é, literalmente, pelas mãos de uma companhia de teatro holandesa que as marionetas Bunraku chegam à RAEM. O musical "little donkey" ou "burrinho" na tradução do centro cultural, promete animar o final de semana. Um espectáculo sobretudo para crianças, mas onde os pais são convidados a acompanhar os filhos, tudo com o objectivo de juntar as famílias. Foi precisamente com este intuito que a direcção do centro cultural decidiu propor aos 6 elementos do grupo Terra que viajaram até Macau, a realização de um workshop onde cada criança tem que ser acompanhada por um adulto. A ideia é, como explicaram aos jornalistas fontes do CCM, que as crianças sintam que os pais as acompanham, e ensinar aos pais como manobrar estas marionetas, para que mais tarde possam ser eles a encantarem os próprios filhos. O musical burrinho transporta para os palcos as personagens criadas por Rindert Kromhout e ilustradas por Annemarie van Haeringen nos contos para crianças "little donkey" de grande sucesso na Holanda e na Bélgica e que contam já com edições em mais dez países.
Foram as imagens e atmosfera dos livros que levaram Theo Terra, director artístico e fundador da companhia, a desafiar Rindert Kromhout a escrever uma peça especialmente para o grupo. Assim, em 2004 nasceu o musical "little donkey" que conta a historia de um pequeno burro que ao ver que Yakky, o seu melhor amigo, prefere os brinquedos de Íbis, decide partir em busca das meias perdidas de Marabu, uma enorme cegonha que intimida toda a gente, apenas para descobrir, para sua surpresa, que a cegonha não é assim tão assustadora. É neste ponto que, afirma Dick Feld, reside a moral desta historia: "as crianças costumam ter medo do que é desconhecido, e o que queremos passar é que isso nem sempre faz sentido, há que ver primeiro e depois decidir". Uma ideia reforçada por outro dos elementos do grupo, Babbe Groenhagen, que acrescenta que há outro ensinamento a retirar da peça: " a ideia de ter um amigo e depois ter que partilhá-lo com alguém é difícil de compreender para muitas crianças, e penso que "little donkey" consegue transmitir que a amizade é algo espontâneo, e deixar que um amigo tenha outros amigos faz parte dela".
O grupo de teatro Terra foi fundado em 1978, e é considerado um dos melhores grupos de teatro infantil do mundo. Theo Terra justifica a opção pelo trabalho para crianças com o facto de elas serem mais honestas: " quando não gostam, manifestam-se, fazem barulho, ao contrario dos adultos que, por uma questão de educação, ficam quietos sem fazer comentários." As marionetas Bunraku têm uma particularidade: não têm fios a segura-las. O artista que as segura ganha, por isso, uma dimensão superior: " as expressões nos bonecos não se podem alterar, por isso a nossa expressão facial determina o estado de espírito dos bonecos. As crianças conseguem abstrair-se da nossa presença, mas sentem-nos, nós completamos a marioneta", sublinha, Babbe Groenhagen.
As sessões têm inicio previsto para as 8 da noite no pequeno auditório do Centro Cultural de Macau, e são dobradas em cantonense, com legendas em inglês. No domingo, às 3 da tarde, há uma sessão em inglês, com legendas em chinês, a única que tem ainda tem bilhetes disponíveis, ao preço de 140 patacas.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com