2.7.08

Luso-descendente em HK distinguido pelo "longo papel" na divulgação da música popular
Ray Cordeiro condecorado

O luso-descendente Reinaldo Maria Cordeiro ou Ray Cordeiro recebeu ontem em Hong Kong a bauhinia de bronze, uma das mais importantes condecorações do Governo de Hong Kong atribuída no 11º aniversário da Região Administrativa Especial da China.
Conhecido do público como “Uncle Ray”, Reinaldo Cordeiro é natural de Hong Kong onde nasceu em Dezembro de 1924 e é filho de naturais de Macau.
A condecoração do Executivo de Hong Kong é o reconhecimento pelo trabalho na divulgação da música que Cordeiro tem realizado ao longo da sua carreira, tendo desde 1949 um programa na rádio em Hong Kong e desde 1960 na RTHK, a rádio pública local.
O seu primeiro programa chamava-se “Progressive Jazz”, mas é em 1970, com “All the way with Ray” que inicia o programa mais longo e que todas as noites bate recordes, reconhecido em 2000 pelo Guinness World Records.
Ao longo da sua carreira como animador de rádio, Uncle Ray já entrevistou dezenas de bandas e músicos, como os Beatles, The Beach Boys, Carlos Santana, Cliff Richard, Elton John, Frank Sinatra, Lionel Richie, Rolling Stones, entre muitos outros nomes da música.
O seu papel na divulgação da música popular em Hong Kong levou a rainha de Inglaterra a conceder-lhe uma condecoração de honra em 1987, entregue pela monarca no Palácio de Buckingham, em Londres.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com