7.7.08

Maria de Lurdes Rodrigues reúne-se hoje com administradores e Associação de Pais da EPM
"Deve ser um objectivo ter a EPM internacionalizada"

À chegada ao território, a ministra da educação elogiou os resultados escolares da EPM e assumiu, pela primeira vez, que se deve caminhar para a internacionalização daquele estabelecimento de ensino. Em Macau até ao próximo dia 10, a ministra tem agendadas reuniões com Edmund Ho e Chui Sai On

Rui Cid

Eram quase 8 da noite quando Maria de Lurdes Rodrigues chegou ao terminal marítimo de Macau. Esta é a segunda visita num espaço de um ano que a ministra da educação faz ao território e, tal como no ano passado, a Escola Portuguesa de Macau será o tema de todas as conversas. Questões como a reforma dos currículos, a (futura) localização ou a internacionalização da escola estarão, certamente no topo das prioridades nas reuniões que a ministra manterá com o chefe do executivo, Edmund Ho, e com o Secretário para os Serviços de Educação e Juventude, Chui Sai On, bem como com a direcção e administração da escola portuguesa.
À chegada ao território, a ministra assumiu, pela primeira vez, a internacionalização da EPM como caminho a seguir. Entre elogios à "excelência escolar" da instituição, Maria de Lurdes Rodrigues considerou que a EPM deve não só afirmar-se como um espaço para a comunidade portuguesa, mas atrair, igualmente, jovens de outras origens e culturas: "Deve ser um objectivo termos uma escola portuguesa internacionalizada que permita o acesso às universidades na Europa, a partir da formação que os alunos da região recebem aqui, tanto ao nível do básico, como do secundário." Maria de Lurdes Rodrigues revelou que a reforma dos currículos escolares será um dos temas a debater na reunião que terá hoje à tarde com a direcção e administração da EPM: "É absolutamente essencial flexibilizar os currículos, e vamos ouvir e analisar algumas propostas da escola."
Igualmente agendada para hoje, às 6 da tarde, está uma reunião com a Associação de Pais, que deverá manifestar o seu descontentamento com a possível mudança de instalações para o antigo Hotel Estoril. Em declarações aos jornalistas, a ministra optou por desvalorizar esta questão, afirmando que o governo português a aguardar tranquilamente por uma decisão "segura e que garanta o bom funcionamento da escola", uma decisão que, nas palavras da ministra, está nas mãos das autoridades locais e que o executivo liderado por José Sócrates respeitará integralmente.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com