9.7.08

Membros tinham protestado contra empresa devido a morte de jovem
TJB condena associação processada
pela Doca dos Pescadores


A decisão aconteceu no passado dia 23 de Maio, mas só ontem foi dada a conhecer. No processo que opôs a Doca dos Pescadores à Associação do Clã Sy de Macau, o Tribunal Judicial de Base decidiu a favor da empresa, interditando a Associação e os seus membros de se manifestar dentro ou nas imediações da Doca dos Pescadores ou do edifício Landmark, proferindo, verbalmente ou por escrito, expressões ofensivas da reputação e bom nome da empresa. Do mesmo modo, a Associação foi ainda condenada a pagar 336,110.00 patacas a título de indemnização por danos patrimoniais e não patrimoniais.
O litígio entre a Associação do Clã Sy de Macau, cujos membros são originários da província de Fujian, reporta-se a 8 de Maio de 2006 quando, pouco após a abertura do parque temático Doca dos Pescadores, um jovem foi encontrado inconsciente nas instalações daquele empreendimento do empresário e deputado David Chow. O jovem viria a falecer no dia 11 de Maio seguinte.
Os familiares do malogrado jovem desde logo lançaram suspeitas quanto à forma como tudo se passou, incluindo sobre a actuação da Polícia Judiciária, que investigou o caso. No hospital, foi confirmado que o cérebro do jovem havia sido danificado seriamente e ainda que havia diversas escoriações no corpo. Mas nunca se esclareceu a causa da morte. A família chegou mesmo a submeter petições ao Chefe do Executivo, ao Gabinete de Ligação do Governo Central na RAEM e ao secretário para a Segurança.
Movidos pelas dúvidas e pela revolta, a Associação chegou a organizar protestos dentro e nas imediações da Doca dos Pescadores.
Num comunicado emitido ontem, a administração da Doca dos Pescadores afirma que "sempre procedeu de forma correcta em relação aos acontecimentos aí ocorridos" e manifesta "aos familiares da vítima do acidente ocorrido naquele recinto as sentidas condolências."

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com