8.7.08

Nacionalismo condiciona liberdade
de imprensa em Hong Kong


O crescimento do nacionalismo em Hong Kong está a condicionar a liberdade de imprensa no território, alertou ontem a Associação de Jornalistas da antiga colónia britânica no seu relatório anual.
O nacionalismo e o patriotismo tem estado a aumentar, em parte devido à passagem da chama olímpica no território, ao sismo de Sichuan e aos protestos no Tibete, considerou a associação.
A mesma associação sustentou que os esforços de Pequim em impor a sua linha em Hong Kong contribuíram para uma tendência de aproximação de posições em questões sensíveis como as actividades de dissidentes e as causas separatistas o que acaba por pressionar a liberdade de expressão.
A Associação de Jornalistas de Hong Kong apelou ao governo para tomar posição na defesa da liberdade de expressão, sublinhando que as pessoas devem poder expressar as suas opiniões em público sem correrem riscos de ameaça ou intimidação.
Entre outras medidas, os jornalistas querem a estação pública a exercer actividade de forma livre, liberdade de acção na capital chinesa e uma revisão da legislação, bem como uma postura diferente do executivo que consideram divulgar políticas governamentais apenas a alguns jornalistas em vez de o fazerem em conferência de imprensa.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com