7.7.08

Reclusos procuram reinserção social através do ensino
A classe de 2007

21 dos 145 reclusos do Estabelecimento Prisional de Coloane inscritos nos cursos de formação académica receberam na passada sexta-feira diplomas de distinção.
O ano passado 86 reclusos inscreveram-se no ensino primário e 59 no secundário-geral recorrentes, foram respectivamente de 86 e de 59. Quatro reclusos foram distinguidos por terem sido aprovados em todas as disciplinas do ensino primário, e 17 foram premiados por assiduidade e/ou por aproveitamento.
Os cursos foram organizados, conjuntamente, pelo Estabelecimento Prisional de Macau (EPM) e pela Direcção dos Serviços de Educação e Juventude (DSEJ), com o objectivo de promover a formação académica aos reclusos, apoiando-os no sentido de uma reinserção social adequada.
Com estes programas de ensino, o EPM pretende apoiar os reclusos nos processos de reinserção social e a construírem uma nova vida, depois de cumpridas as suas penas. O EPM estimula ainda os reclusos a participarem em cursos por correspondência, embora não tenha revelado números relativos à adesão ou participação.Com o objectivo de que os reclusos possam adquirir também experiência profissional, o EPM instalou diversos tipos de oficinas: alfaiataria, carpintaria, tipografia, serralharia, artesanato, obras de manutenção, electricidade, reparação de automóvel, lavandaria, cozinha.
Por outro lado, o EPM estabeleceu um protocolo com o City & Guilds of London, e foi reconhecido por aquele instituto britânico como Centro de Exame para Reconhecimento da Qualidade Profissional dos cursos de cosmética e de alfaiataria. As reclusas que frequentem estes cursos e sejam aprovadas nos exames receberão um certificado internacionalmente reconhecido passado por aquela Instituição, o que – segundo o EPM - beneficia o seu processo de reinserção.
Entretanto decorre entre os próximos dias 31 de Julho e quatro de Agosto a exposição de artesanato prisional, que este ano terá lugar no Fórum de Macau.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com