7.7.08

Excursões têm vindo a reduzir
Agências alertam para menor número de turistas

Representantes do sector do turismo indicam que as entradas de visitantes não cresceram significativamente, receando, por isso, que o aumento da competição possa trazer consequências negativas na forma de gerir esta indústria, quando já há agências turísticas que garantem só receber, em média, dois grupos de visitantes por semana, manifestamente pouco para esta altura do ano.
O alerta surge a partir da Associação dos Guias Turísticos Profissionais, com Wu Wai Fong, em declarações ao Canal Macau, a lembrar a recente polémica entre alguns turistas e um guia que, alegadamente, terá cobrado dinheiro para os levar a visitar o Venetian. A presidente da associação acredita que o incidente possa ter sido causado pela crescente pressão no sector.
De facto, apesar de se estar em plena época alta, as excursões do continente não aumentaram de forma significativa, como vai sendo habitual nesta época do ano, havendo, por isso, muitos guias sem turistas suficientes. Os jornais chineses têm veiculado que para atrair clientes as agencias estão, numa primeira fase, a diminuir os preços das excursões, tentando depois compensar essa diminuição de várias formas, uma situação que, garante Wu Wai Fong, está longe de corresponder à realidade da maioria das agências de turismo do território.
A dirigente associativa sugere que as agências façam itinerários mais detalhados de forma a que se possa reduzir o número de conflitos e aumentar a confiança entre guias e turistas. A presidente acrescentou que a associação abriu alguns cursos para aumentar a competitividade entre guias turísticos, uma forma de reduzir a actual dependência aos turistas provenientes do continente.
Outros dados estatísticos revelam que número de residentes de Macau a viajar aumentou em cerca de 10%, enquanto os preços das viagens quase não se alteraram. O sudeste asiático, Japão e Coreia do Sul são os destinos preferidos da maioria dos viajantes de Macau.

CAIXA
Costa Antunes optimista apesar da restrição de vistos

João Manuel Costa Antunes, director dos Serviços de Turismo, mantém o optimismo apesar do anúncio das restrições à emissão de vistos individuais para Macau por parte das autoridades da província de Guangdong.
De acordo com o jornal Ou Mun, Costa Antunes considera que, caso o tráfego de turistas venha a diminuir no Posto Fronteiriço das Portas do Cerco, há um aspecto positivo a ter em conta: essa diminuição deve ser aproveitada para levar a cabo os trabalhos de ampliação da fronteira.
Do mesmo modo, o responsável manifestou-se confiante na continuação do elevado nível de prestação de serviços, ainda que o número de turistas venha a decrescer.
Relativamente ao início dos voos directos entre Taiwan e a China, o director dos Serviços de Turismo afirmou que o momento, agora, é de novas oportunidades para Macau, principalmente para que o Aeroporto Internacional deixe de ser um ponto de passagem para passar a ser um destino.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com