15.7.08

Tribunal de Apelo de Hong Kong pronuncia-se hoje sobre pedido de injunção à entrada da SJM na bolsa
“SJM é só fachada”

A acusação foi proferida por Winnie Ho, nas primeiras declarações públicas da irmã de Stanley Ho no processo de tentativa de impedimento da listagem da SJM na bolsa de Hong Kong. Winnie diz que o processo de entrada na bolsa é ilegal, e espera pela decisão do Tribunal de Apelo (TA) da RAEHK antes de anunciar o que vai fazer a seguir. A última cartada de Winnie depende em muito do veredicto a anunciar esta tarde pelo TA, precisamente na véspera da nova data escolhida pela SJM para o início das suas operações bolsistas.
Num vídeo de 40 segundos distribuído ontem à imprensa de Hong Kong, Winnie Ho fez uma série de acusações e deixou no ar outras tantas questões.“Sem o acordo dos accionistas legais e dos directores como podem as empresas da Sociedade de Jogos de Macau (SJM) e da Sociedade de Turismo e Diversões de Macau (STDM) inscreverem-se no mercado de capitais de Hong Kong? Esta empresa é só fachada. Será que a empresa não diz a verdade aos investidores? E se algo correr mal, como vão compensá-los?”, interrogou-se a empresária.
Winnie Ho não decidiu ainda se irá recorrer para o Tribunal de Última Instância, caso a decisão a anunciar hoje pelo Tribunal de apelo não seja favorável às suas reivindicações.
Num comunicado, um dos advogados da irmã de Stanley Ho explicou que a sua cliente recorreu da sentença por acreditar que o juíz entendeu mal o caso e não considerou todas as provas.
Winnie Ho considera ainda que a comissão da bolsa de Hong Kong e a entidade reguladora falharam no seu deveres legais ao permitirem a Stanley Ho entrar na bolsa da RAEHK.
Winnie Ho entregou segunda-feira da semana passada junto do Supremo de Hong Kong um pedido de injunção que barrasse a cotização da SJM na bolsa. A irmã da magnata do jogo considera que a inscrição é ilegal e que contraria o interesse público e politica das autoridades locais de não promover o jogo.
Dois dias depois, o pedido foi rejeitado pelo Juiz Anselmo Reyes com a justificação de que argumentação não tinha mérito e – por isso – não tinha hipóteses realistas de sucesso. Winnie recorreu então para o Tribunal de Apelo, movimentação que levou a SJM a adiar em uma semana a entrada na bolsa, que deverá agora registar-se amanhã.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com