Embaixador Moitinho no Canadá
Moitinho de Almeida será o próximo embaixador português no Canadá, quando nos próximos meses deixar Macau.
Otava, a capital, é a próxima paragem do segundo cônsul português em Macau.
Moitinho de Almeida já foi informado do novo destino – será a primeira vez que trabalha na América do Norte, depois de Timor e Bósnia.
O ainda cônsul-geral de Portugal em Macau chegou a Macau em Fevereiro de 2003, depois de ter sido nomeado em Agosto do ano anterior. Carlos Frota, o primeiro e polémico cônsul, saíra de Macau quatro meses antes, pelo que sucedeu um hiato durante esse período de tempo.
Moitinho de Almeida, que foi nº dois do Grupo de Ligação Conjunto Portugal-China antes da transição, prepara-se em Agosto para completar cinco anos e meio no mesmo posto – um recorde (agora compensado com a promoção para o Canadá).
Quanto ao substituto, não há – tanto quanto apurámos – uma definição: o nome mais falado continua a ser o do cônsul em Xangai, João Cabral, mas não se trata – soubemos – de uma decisão pacífica.
De qualquer forma, é algo que o Ministério dos Negócios Estrangeiros decidirá muito em breve, de forma a evitar que se repita o período de tempo entre 2002 e 2003 em que não houve cônsul.
Moitinho de Almeida substitui em Otava João Silveira Carvalho, que vai para a Dinamarca, segundo o blogue Notas Verbais (que foi o primeiro, em Maio, a dar conta da hipótese de Moitinho de Almeida viajar para Otava).
João Paulo Meneses