24.8.08

Ponto máximo de aproximação registado entre manhã de hoje e final da tarde
Tufão deve paralisar Macau este fim-de-semana

As previsões de ontem estimavam que o ponto mais próximo de aproximação do tufão Nuri seja registado entre o final da manhã e o início da tarde de hoje, a uma distância de cerca de 100 quilómetros de Macau.
Às 23 horas de ontem, em Macau estava ainda hasteado o sinal número 1 de tempestade tropical - hasteado ao início da noite de quarta-feira no território -, mas os Serviços Meteorológicos e Geofísicos previam que o sinal número 3 fosse içado já na madrugada de hoje. O Nuri - que significa papagaio em malaio -, estava às 11 horas da noite de ontem a cerca de 300 quilómetros de Macau, e o tempo no sul da China estava já sob a influência do tufão, que vai afectar a região nos próximos dias, explicou à agência Lusa o subdirector dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos.
Com a aproximação da tempestade e o aumento da intensidade dos ventos, são hasteados cinco sinais entre os números 1 e 10, prevendo António Viseu que o sinal 3 fosse hasteado ao início da noite de ontem, o que só aconteceu em Hong Kong.
Caso seja hasteado o sinal 8, as pontes entre a península de Macau e a ilha da Taipa e as ligações marítimas encerram, a administração pública e o comércio fecham, as actividades escolares são suspensas, sendo activado um plano de apoio de emergência de suporte às populações.
O mesmo responsável disse que o vento máximo no centro é estimado em cerca de 144 quilómetros por hora.
Para os próximos dias e a manter-se a trajectória da tempestade, o tempo em Macau e na região do sul da China vai registar chuvas, vento e trovoadas aumentando de intensidade à medida em que a tempestade se aproxima.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com