Propostas para estudo de viabilidade da segunda fase conhecidas amanhã
Metro anda ligeiro
Metro anda ligeiro
É já amanhã que será conhecido o conteúdo das propostas para o estudo de viabilidade da segunda fase do metro ligeiro de Macau, uma fase que diz respeito ao traçado noroeste do metro que, no futuro, irá ligar as Portas do Cerco às zona do Porto Interior e Barra.
Recorde-se que o Gabinete para as Infra-estruturas e Transportes convidou cinco empresas para participarem neste concurso que têm até hoje às 5 da tarde para apresentarem os seus projectos. As propostas serão abertas amanhã de manhã, numa cerimonia aberta ao público.
O metro ligeiro é, por estes dias, um assunto a marcar a actualidade, e, ontem, realizou-se um seminário sobre transportes terrestres onde especialistas nesta aérea vieram de Singapura para partilhar a experiência do metro ligeiro na cidade-estado.
Em declarações à comunicação social - impedida de assistir ao seminário - Sim Wee Meng, responsável pela Autoridade dos Transportes Terrestres de Singapura, disse que é importante que Macau trabalhe em sintonia com os melhores peritos na área dos transportes.
Este responsável não quis, no entanto, alongar-se muito nos comentários, nomeadamente quando foi questionado sobre se o traçado previsto para o metro da RAEM teve em conta a protecção Património Histórico.
"Penso que a linha segue o percurso ao longo da costa. Um projecto de metro é, normalmente, construído por fases e, por isso, penso que o que estão - as autoridades - a fazer é evitar a maioria dos edifícios históricos ao fazer a linha passar pela costa. É um trabalho por fases, e construir o metro é a opção certa para movimentar as massas e faze-las usar os transportes públicos", considerou Sim Wee Meng.
Ainda em relação à protecção do Património Histórico, este responsável apontou a cidade de Roma como exemplo a seguir.