25.8.08

Tempestadde tropical obrigou ao cancelamento de 119 voos
"Nuri" não provocou mais
do que pequenos acidentes em Macau


A passagem do tufão “Nuri” por Macau não se fez sentir de forma muito significativa, tendo as autoridades registado um total de 61 pedidos de ajuda da população e 50 casos de pequenos acidentes na via pública como quedas de ramos de árvores, andaimes, tabuletas e vidros.
O sinal número "oito" de tempestade tropical esteve içado durante 12 horas na passada sexta-feira, tendo sido arriado às 12:30 de sábado em Macau devido ao afastamento do “Nuri”.
Com o arriar do sinal para a categoria "três" foram reabertas as pontes entre a Península de Macau e a Ilha da Taipa, retomadas as ligações marítimas com Hong Kong e as operações no aeroporto internacional de Macau.
Na Taipa e no Fai Chi Kei registaram-se um total de dois acidentes com pessoas que tiveram que receber assistência hospitalar, devido, em ambos os casos, a janelas que se quebraram nos respectivos apartamentos por causa dos fortes ventos.
No Aeroporto Internacional de Macau foram cancelados 119 voos, 57 partidas e 62 chegadas.

Três pessoas morreram em Guangdong

A passagem da tempestade tropical Nuri pela China deixou três mortos e obrigou 160.000 pessoas a abandonar suas casas na costa sul do país, informou a imprensa estatal.
Nuri, que era classificado como tufão até à passagem por Hong Kong (onde deixou como saldo um desaparecido e dezenas de feridos), entrou na província de Guangdong às 22H10 de sexta-feira, segundo o Centro Nacional Meteorológico da China.
Os ventos que acompanharam as fortes chuvas causaram a morte de três pessoas numa estrada de CAntão, a capital de Guangdong, segundo a agência Xinhua.
As fortes chuvas, acompanhadas de ventos de até 90 km por hora, continuaram a afectar o sul do país no sábado, e as autoridades alertaram para o risco de inundações.
O tufão Nuri provocou sete mortes na sua passagem pelas Filipinas na última quarta-feira.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com