3.9.08

33 visitantes obrigados a voltar para Hong Kong na segunda-feira
Restrições a vistos afastam turistas de Macau

Pelo menos 33 chineses do continente que viajavam de Hong Kong para Macau foram impedidos de entrar segunda-feira na RAEM, noticiava ontem o matutino South China Morning Post (SCMP). Esta recusa deve-se à entrada em vigor, desde o início do mês, da política de restrições de vistos individuais, que impede que os visitantes oriundos do continente chinês entrem em Macau através do território vizinho de HK.
Com a indústria do turismo a prever uma descida 10% no fluxo de turistas que optam por pacotes conjuntos de viagens às RAEs, o jornal de HK refere que será em Macau que estas medidas se farão sentir, perigando os negócios relacionados com os casinos.
Anteriormente, os chineses do continente, principalmente de Guangdong, eram autorizados a entrar em Macau desde que tivessem visto de entrada em Hong Kong. A partir de agora quem quiser também visitar o território terá que pedir um visto em separado.
Números do gabinete de turismo de HK mostram que, nos primeiros sete meses de 2008, 1 milhão e 360 mil turistas do Continente entraram em Macau através da ex-colónia britânica, cerca de 14% dos 9 milhões e meio que visitaram a cidade.
Mo Pak-hung, professor associado no departamento de economia da Universidade Baptista, disse ao SCMP que esta medida poderá ter duas consequências para HK: "Não podendo entrar em Macau com o visto para HK talvez as pessoas não achem tão interessante cá vir, mas por outro lado, pode ser que prolonguem o tempo de estada em Hong Kong".
Em relação ao impacto da medida na RAEM, Andy Wu Keng-kuong, presidente do conselho das indústrias de turismo de Macau, referiu que o território poderá ver o crescimento do número de turistas abrandar.
Recorde-se que em conjunto com esta restrição, os turistas do continente que viajam a título individual vêem também o período de duração do visto diminuir de 14 dias para apenas 7.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com