3.9.08

Governo quer corresponder às necessidades do envelhecimento da população
Oferta de vagas nos lares para idosos vai aumentar

Devido ao envelhecimento da população de Macau, o Governo vai aumentar a oferta de vagas nos lares para idosos. A medida está prevista nas Linhas de Acção Governativa para este ano. O Governo vai, assim, criar nas Ilhas um novo lar de cuidados para idosos, com capacidade para 180 utentes e com aptidão para prestar cuidados durante o dia entre 60 a 80 utentes, afirmou ontem Ip Peng Kin, presidente do Instituto de Acção Social em resposta a interpelações de deputados. Do mesmo modo, acrescenta, o Executivo vai estudar a reconstrução gradual de alguns lares de idosos, para tentar optimizar as condições dos seus serviços e, em simultâneo, aumentar o número de vagas.
O Governo pretende ainda equipar as novas habitações públicas de espaços para a criação de lares de idosos. Em paralelo, também se vai apoiar o desenvolvimento adequado dos lares de cuidados especiais de idosos criados por instituições particulares, para que os idosos necessitados possam ter um leque de escolhas mais alargado.
Em relação à proposta sobre a construção, nas regiões vizinhas, de lares da terceira idade para pessoas de Macau, Ip diz que o Governo está aberto a propostas, mas como este tipo de projecto envolve várias questões complexas, como a cooperação regional, o funcionamento, o financiamento, a gestão, fiscalização dos serviços, entre outras, é necessário efectuar um estudo mais aprofundado e minucioso, conclui.

Quase 6 mil idosos sozinhos

Segundo os números avançado pelo presidente do IAS, há actualmente em Macau cerca de 38.000 pessoas com 65 anos ou mais, das quais 5900 são idosos isolados, o que representa 15% do total.
Relativamente ao serviço de apoio aos idosos isolados, o mesmo responsável explica que foi criado um sistema de apoio, o qual integra várias medidas de assistência, nomeadamente, a prestação de apoio económico, o tratamento de casos, serviços prestados pelos centros de idosos, serviço de cuidados domiciliários integrados, rede de serviços carinhosos, plano de habitação social para idosos isolados, serviço de enfermagem no domicilio/comunidade, serviço de autocarro de reabilitação e serviço de ambulância não urgente.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com