21.9.08

IIM atribui "Prémio Identidade"
à Diocese de Macau


No próximo dia 24, pelas 19 horas, tem lugar no Instituto Internacional de Macau uma sessão de entrega oficial do “Prémio Identidade” 2008 do IIM à Diocese de Macau e de evocação do Pe. Joaquim Angélico Guerra, na passagem do centésimo aniversário do seu nascimento.
O “Prémio Identidade” do IIM, já entregue ao Pe. Manuel Teixeira, ao Dr. Henrique de Senna Fernandes, à Universidade de Macau e à Associação Promotora da Instrução de Macaenses (APIM), é atribuído por decisão universal dos elementos dos corpos sociais do IIM, e tem como objectivo consagrar e estimular indivíduos e instituições distintos no culto e promoção dos valores da identidade macaense.
O programa da sessão inclui também a evocação da figura do Pe. Joaquim Guerra, S. J., missionário na China, sinólogo e tradutor, na passagem do centenário do seu nascimento. A sua vida em Macau será evocada por Jorge Bruxo, que nos últimos anos dedicou a sua investigação à matéria biográfica do Padre Joaquim Guerra.
Desloca-se também a Macau o Padre Henrique Rios dos Santos, ex-superior dos Jesuítas em Macau, que virá apresentar o livro de sua autoria “O padre Joaquim Angélico Guerra, S. J., — um globetrotter ao serviço de Deus e da China”. Este livro é o segundo volume da nova colecção do IIM “Missionários para o Século XXI”, destinada a deixar memória de uma notável galeria de missionários que serviram em Macau durante o século passado, e cujo primeiro volume foi dedicado ao Padre Lancelote Rodrigues.
Será também apresentado ao público um novo volume da colecção “Mosaico” do IIM, dedicado a “D. José da Costa Nunes — cidadão benemérito de Macau”, de autoria de Jorge Rangel.
Estará também patente uma exposição documental (alguns livros e documentos relativos à actividade de sinólogo do homenageado) e fotográfica (comemorativa de momentos marcantes da vida do Padre Joaquim Guerra).

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com