Instituto Internacional de Macau participa em colóquio no Rio de Janeiro
A influência da Língua
A influência da Língua
O Liceu Literário Português, no Rio de Janeiro, organiza esta semana um Colóquio sobre a Língua Portuguesa, no quadro das celebrações do centenário da morte de Machado de Assis e dos 140 anos de existência da instituição. O colóquio, que decorre até ao dia 12, analisará também a influência da língua portuguesa no Oriente com a presença dos directores do Instituto Internacional de Macau, Jorge Rangel e José Amaral.
“O colóquio - disse à Lusa o presidente do Liceu, Francisco Gomes da Costa - enquadra-se no mês de aniversário dos 140 anos do Liceu, a ser comemorado dia 10, mas também dos 80 anos do professor Evanildo Bechara, para homenagear o seu trabalho pela língua portuguesa, e o centenário da morte de Machado de Assis, frequentador assíduo do Real Gabinete Português de Leitura e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras”.
Na opinião de Gomes da Costa, o colóquio ocorre num “momento interessante”, que é o da mudança da ortografia contemplada no Acordo Ortográfico.
“O acordo terá um impacto positivo, vai ser benéfico para a língua e para os países, pois não haverá tantas diferenças ortográficas”, disse.
Evanildo Bechara, actualmente director do Liceu Literário Português no Rio e também membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, exprimiu satisfação pela homenagem, considerando-a "um exagero de amizade dos amigos e companheiros”.
Acerca do colóquio, Bechara assinalou que o Liceu defende a tradição filológica do idioma e que deste modo marca a sua posição “em defesa da vertente filológica da língua portuguesa”.
“É na língua escrita que está a variedade que permite a sua transmissão à posteridade, e nós defendemos a necessidade do cultivo de variedade da língua portuguesa”, argumentou.
Fundado em 1868, o Liceu Literário Português é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que ministra cursos gratuitos de especialização e também ao nível de pós-graduação para promover a difusão da língua portuguesa.
Na década de 1990, foram criados o Instituto de Língua Portuguesa e o Instituto Luso-Brasileiro de História, também localizados no Rio de Janeiro, com o objectivo de transformar o Liceu num espaço permanente de estudos e pesquisas superiores sobre a língua portuguesa e a sua história.