15.9.08

João Fonseca recorda actuação do Grupo de Danças e Cantares de Macau na pré-abertura dos Jogos Olímpicos
"Uma experiência inesquecível"

Numa altura que decorrem na China os Jogos Paraolimpícos, o PONTO FINAL recorda-lhe alguns momentos da actuação do Grupo de Danças e Cantares de Macau na cerimonia de pré-abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim. Uma experiência que o professor João Fonseca, em declarações a este jornal, definiu como inesquecível.
"Tivemos uma recepção fantástica, fomos muito acarinhados. Na cerimónia, a parte destinada a Macau, que apareceu como ultima província e região administrativa da China, era de 3 minutos. Nós tínhamos 1 minuto e meio a nosso cargo, onde dançamos musica tradicional portuguesa, da região do Minho e o outro minuto e meio era responsabilidade das escolas Pui Cheng e Hou Keng", recorda o professor.
Apesar de apenas ter actuado durante minuto e meio, o grupo teve que se sujeitar a várias horas de ensaio que começavam às 2 da manhã e se estendiam até as 11 da manhã!! "tínhamos que acordar às 11:30 da noite, para meia hora depois estarmos a tomar uma pequena ceia", conta o coordenador do Grupo que só guarda boas recordações dessas longas horas.
"No meio da tensão e stress próprios destas alturas nós acabámos por animar as hostes, funcionamos muito como um grupo de alegria e acabámos por passar essa boa disposição para as outras pessoas. Gerou-se um dialogo bastante engraçado com a minoria de Iunan em que eles cantavam as musicas tradicionais deles e nos dançávamos, depois cantávamos nós e dançavam eles. Foi um momento muito engraçado", conta ao PONTO FINAL João Fonseca.
Em jeito de balanço, o professor realça que fala em nome do grupo para afirmar que todos os elementos "adoraram a experiência e têm um grande orgulho" nesta participação.
"É um momento que fica para sempre gravado na nossa memoria porque estar nuns Jogos Olímpicos, numa cerimonia de abertura daquela dimensão, do trabalho que foi preciso para que tudo corresse bem, de estarmos naquele estádio magnifico. Todo aquele envolvimento em que cada gesto é um segredo e em que cada segredo é uma acção. Tudo isso faz com que nós sintamos que aquele foi um momento memorável e inesquecível, até porque não se vai repetir. Para mim que fui um desportista e que sonhei em estar nos jogos olímpicos é algo espectacular."

Rui Cid

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com