Macau consome cada vez mais energia
Entre 1 de Abril e 30 de Junho deste ano, o volume de importação de electricidade alcançou os 526 milhões de kWh, subindo 5,4%, enquanto que o volume consumido aumentou 31,6%, relativamente ao 1º trimestre, indicam os dados divulgados ontem pela Direcção dos Serviços de Censos e Estatísticas. No 2º trimestre, a disponibilidade de electricidade cresceu 31,8%, graças ao acréscimo de 99,4% da produção de electricidade, pelo que o peso da electricidade importada desceu, passando de 73,7% no 1º trimestre para 59,0% da disponibilidade total no 2º trimestre deste ano.
A alta dos preços do petróleo que se verifica um pouco por todo o Mundo, sentiu-se também em Macau, com os preços a dispararem em relação aos três primeiros meses do ano. O território importou e consumiu mais gasolina -15,9% e 4,8%, respectivamente, face ao trimestre anterior - e uma vez que o preço médio da gasolina importada encareceu em 10,9% em relação aos primeiro trimestre do ano, o preço de venda ao público da gasolina sem chumbo subiu 12,5%. Também no caso do gasóleo, factores semelhantes são avançados para justificar o aumento de cerca de 18% no preço de venda ao público.
Por outro lado, Macau reduziu o volume de consumo e importação do chamado GPL - Gás de Petróleo Liquefeito. Os Serviços de Estatística e Censos salientam que os preços de venda ao público do GPL em botija e canalizado cresceram 1,6% e 1,5%, respectivamente, quando comparados com os do 1º trimestre de 2008.
Em termos de volume de gás natural importado e consumido no trimestre em causa registaram aumentos 3 vezes superiores aos do 1º trimestre de 2008, que alcançaram os 26,7 milhões e os 26,5 milhões de metros cúbicos, respectivamente.