2.9.08

Medalhados de ouro despedem-se hoje de Macau
Campeões olímpicos dizem adeus

Chega hoje ao fim a visita da comitiva olímpica chinesa, que trouxe a Macau todos os 63 campeões dos Jogos que exponenciaram ao máximo o orgulho chinês. Ontem, a comitiva teve um dia preenchido. Logo pela manhã, um encontro com jovens de Macau, levou os medalhados de ouro ao fórum de Macau. "Aprendam a lidar com as dificuldades e supera-las", foi a principal mensagem que os campeões olímpicos chineses transmitiram aos 2500 jovens da RAEM que não quiseram perder a oportunidade de ver ao vivo e a cores os mais recentes heróis nacionais da China.
Dos 63 medalhados de ouro, apenas 11 subiram ao palco do Fórum de Macau para uma troca de perguntas e respostas com estudantes do ensino primário, secundário e até universitário. A maioria destes jovens quis saber como lidam os atletas com as exigências físicas e psicológicas da alta competição e as respostas passaram, quase todas, por palavras como sacrifício, persistência e muito treino.
A surpresa estava guardada para o final do período de perguntas e respostas, quando os restantes 52 campeões olímpicos apareceram para uma volta de honra ao recinto do fórum.
Depois do contacto com os jovens, a comitiva deslocou-se para as Ruínas de São Paulo para uma sessão fotográfica de grupo, que contou com a presença de muitos populares, a exemplo do que já anteontem tinha acontecido no terminal marítimo aquando da chegada dos atletas a Macau.
Ao final da tarde ocorreu o ponto alto desta passagem pela RAEM dos atletas campeões olímpicos chineses com a realização de um sarau no Macau Dome, onde os medalhados de ouro tiveram a oportunidade de mostrar ao público do território as qualidades que os fizeram subir ao lugar mais alto do pódio nos Jogos de Pequim.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com