Medalhados de ouro despedem-se hoje de Macau
Campeões olímpicos dizem adeus
Campeões olímpicos dizem adeus
Chega hoje ao fim a visita da comitiva olímpica chinesa, que trouxe a Macau todos os 63 campeões dos Jogos que exponenciaram ao máximo o orgulho chinês. Ontem, a comitiva teve um dia preenchido. Logo pela manhã, um encontro com jovens de Macau, levou os medalhados de ouro ao fórum de Macau. "Aprendam a lidar com as dificuldades e supera-las", foi a principal mensagem que os campeões olímpicos chineses transmitiram aos 2500 jovens da RAEM que não quiseram perder a oportunidade de ver ao vivo e a cores os mais recentes heróis nacionais da China.
Dos 63 medalhados de ouro, apenas 11 subiram ao palco do Fórum de Macau para uma troca de perguntas e respostas com estudantes do ensino primário, secundário e até universitário. A maioria destes jovens quis saber como lidam os atletas com as exigências físicas e psicológicas da alta competição e as respostas passaram, quase todas, por palavras como sacrifício, persistência e muito treino.
A surpresa estava guardada para o final do período de perguntas e respostas, quando os restantes 52 campeões olímpicos apareceram para uma volta de honra ao recinto do fórum.
Depois do contacto com os jovens, a comitiva deslocou-se para as Ruínas de São Paulo para uma sessão fotográfica de grupo, que contou com a presença de muitos populares, a exemplo do que já anteontem tinha acontecido no terminal marítimo aquando da chegada dos atletas a Macau.
Ao final da tarde ocorreu o ponto alto desta passagem pela RAEM dos atletas campeões olímpicos chineses com a realização de um sarau no Macau Dome, onde os medalhados de ouro tiveram a oportunidade de mostrar ao público do território as qualidades que os fizeram subir ao lugar mais alto do pódio nos Jogos de Pequim.