24.9.08

Menino de quatro anos
Segunda vítima de leite contaminado em Hong Kong

Uma segunda criança de Hong Kong foi diagnosticada com pedras nos rins depois de ingerir o leite contaminado da China, anunciaram autoridades da ilha. Num comunicado divulgado na noite desta segunda-feira, o Centro para Protecção à Saúde de Hong Kong informou que um menino de quatro anos estava a receber tratamento num hospital depois de ter bebido produtos derivados do leite com a substância química melamina.
A criança nasceu no sul de Hong Kong mas mora na China, e o seu quadro de saúde era estável, de acordo com o comunicado. O hospital também atendeu 63 pessoas de menos de 17 anos que disseram ter consumido produtos com o leite adulterado, mas nenhum dos casos exigiu hospitalização, afirmou o Centro. Outras 80 pessoas queixaram-se de sintomas de cálculo renal depois de beber o leite contaminado. "Essas pessoas foram aconselhadas a procurar atendimento médico o mais breve possível para se certificar de que não estão a sofrer de doença renal", afirmou um porta-voz do governo.
A melamina, geralmente usada na fabricação de plástico, foi encontrada em alimentos à base de leite, deixando quase 53 mil crianças doentes na China, segundo as autoridades locais. A substância faz o leite parecer cheio de proteínas, mas pode ser fatal se consumida em grandes quantidades. Quatro crianças morreram na China após a ingestão do leite contaminado e no último final de semana o incidente ultrapassou as fronteiras da China continental, com a divulgação do primeiro caso de criança com sintomas de contaminação em Hong Kong. A notícia de que uma menina de três anos havia apresentando sintomas de cálculo renal levou famílias preocupadas a uma corrida para os hospitais da cidade. Vários países proibiram ou limitaram a importação de lacticínios da China desde que o escândalo veio à luz, há duas semanas.


CAIXA
Sanlu escondeu denúncias

O caso do leite adulterado com melamina, que afectou mais de 50.000 crianças na China e matou quatro bebés, foi escondido durante meses, de acordo com a agência Xinhua. A empresa de lacticínios Sanlu começou a receber denúncias sobre os efeitos de seu leite em pó para crianças em Dezembro de 2007.
No entanto, a empresa não fez nenhum teste até Junho de 2008, quando descobriu que o leite continha melamina, e só informou as autoridades locais no dia 2 de Agosto.
A negligência do grupo de Shijianzhuang (na província do norte de Hebei foi agravada pelo desleixo da administração local: as autoridades, informadas sobre o caso no início de Agosto, demoraram mais de um mês - até 9 de Setembro - para transmitir a informação a Pequim.
"Violaram as regras relativas aos incidentes graves no âmbito da segurança alimentar", refere a Xinhua, citando responsáveis da equipa de inspecção enviada pelo governo central.
A presidente da Sanlu, Tian Wenhua, foi destituída a semana passada e detida para interrogatório, o mesmo acontecendo a vários políticos locais, incluindo o secretário do Partido Comunista de Shijiazhuang, Wu Xianguo.
O director da agência de controle de qualidade, Li Changjiang, também foi obrigado a pedir demissão, na passada segunda-feira, na consequência do escândalo, que saltou para as primeiras páginas dos jornais no dia 11 de Setembro, quando a Sanlu admitiu publicamente que seu leite em pó infantil tinha problemas.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com