24.9.08

Secretário considera que despedimentos são "ajustamentos" normais
Tam afasta cenário de contracção na indústria do jogo

As receitas do Jogo, apesar de reflectirem um abrandamento do crescimento, mantêm-se semelhantes ao período homólogo do ano passado, não se podendo falar de contracção da indústria. Por outro lado, não se pode falar de despedimentos como uma situação habitual, assegurou ontem Francis Tam.
O secretário para a Economia e Finanças afirmou ontem aos jornalistas, quando interpelado sobre as recentes notícias que dão conta de despedimentos em massa no sector do jogo, que as empresas podem proceder a ajustamentos em termos de recursos humanos, de acordo com as necessidades da respectiva actividade.
Neste aspecto, adiantou Tam, a posição do governo é de que, independentemente dos actos, as empresas têm de se pautar pela justiça, bom senso, equidade e cumprimento rigoroso da lei. Assim, acrescentou, qualquer trabalhador que se sinta alvo de injustiça ou queira apresentar queixa pode fazê-lo junto dos serviços laborais.
O secretário adiantou que se as empresas de jogo tiverem planos de despedimento colectivo devem informar os serviços laborais do governo. Mas, até ao momento nada foi comunicado nesse sentido, disse.
O mesmo responsável considera também que é compreensível que a população fique apreensiva com a situação da indústria do jogo e sensível a quaisquer indícios, mas os ajustamentos de pessoal em empresas são normais e podem ocorrer a qualquer momento.
Francis Tam concluiu que os serviços competentes estão a apreciar o plano de progressão de carreiras dos trabalhadores locais das operadoras e que as autoridades vão acompanhar a gestão de recursos humanos em sintonia com o abrandamento das receitas.
Ainda sobre as receitas do jogo, Francis Tam lembrou que a situação actual deve considerar-se como de abrandamento e não de redução, apesar de o seu valor, no mês Setembro, semelhante ao registado em período homólogo do ano passado, denotar uma ligeira contracção de crescimento, e que o governo está confiante de que as receitas vão manter-se ao mesmo nível.
Francis Tam negou ainda os rumores de que os pequenos e médios estabelecimentos de entretenimento se encontram em situação de falência devido ao efeito de dominó.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com