4.9.08

Números relativos aos primeiros sete meses do ano
Comércio entre China e países
de Língua Portuguesa sobe 88,7%


As trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa aumentaram 88,7 por cento para 43,93 mil milhões de dólares (30,47 mil milhões de euros) entre Janeiro e Julho deste ano, comparativamente ao mesmo período de 2007, indicam dados ontem divulgados.
De acordo com os dados disponíveis na página do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, nos primeiros sete meses deste ano as trocas comerciais entre a China e os oito países da lusofonia atingiram 43,93 mil milhões de dólares.
Os números divulgados traduzem um crescimento de 88,7 por cento face ao mesmo período de 2007 e representam importações chinesas de 30,53 mil milhões de dólares, mais 91,1 por cento do que entre Janeiro e Julho de 2007, e exportações da China de 13,39 milhões de dólares, mais 83,5 por cento do que no mesmo período do ano passado.
O Brasil, com trocas comerciais totais de 26,90 mil milhões de dólares, Angola com um comércio bilateral de 15,37 mil milhões de dólares e Portugal com 1,43 mil milhões de dólares foram os principais parceiros da China no conjunto dos países de língua portuguesa.
A China e os países de língua portuguesa definiram no fórum político de 2006 em Macau uma meta para 2009 de trocas comerciais globais de 50 mil milhões de dólares (34,65 mil milhões de euros), número que já em 2008 será ultrapassado, tendo em consideração os valores registados apenas nos primeiros sete meses do ano.
O comércio entre a China e os países de língua portuguesa mantém uma forte tendência de crescimento iniciada em Outubro de 2003 com o estabelecimento do Fórum para Cooperação Económica e Comercial que tem na Região Administrativa Especial de Macau uma base de apoio de contactos e promoção.


CAIXA
Relações económicas entre China
e países lusófonos em seminário


Realiza-se depois de amanhã, dia 6, um seminário sobre o papel de Macau como plataforma das relações económicas e comerciais entre a China e os países de língua portuguesa, organizado pelo secretariado permanente do Fórum de Macau.
Dos 7 países, Guiné-Bissau e Timor-Leste fazem-se representar ao mais alto nível, com a presença de Luís de Oliveira Sanca, Ministro do Comércio, Indústria, Energia e Artesanato da Guiné-Bissau, e de João Mendes Gonçalves, Ministro da Economia e Desenvolvimento de Timor-Leste. As restantes delegações- Angola, Moçambique, Brasil, Cabo Verde e Portugal - são chefiadas por Secretários de Estado. Em nome de Macau, marcará presença no seminário Francis Tam, responsável máximo das pasta para a Economia e Finanças.
Posteriormente a este seminário, as delegações dos 7 países de Língua oficial portuguesa, às quais se junta a de Macau, chefiada por Edmund Ho, deslocar-se-ão, de 7 a 9 de Setembro, à cidade de Xiamen a fim de participarem na 12ª Feira Internacional de Investimento e Comércio da China(CIFIT). Do programa da CIFIT, destacam-se um Fórum sobre investimento internacional, e uma sessão sobre investimento mutuo entre a China e os países de língua portuguesa.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com