Novos inspectores e subinspectores na PJ
A Polícia Judiciária realizou ontem a cerimónia de tomada de posse de novos inspectores e subinspectores. Os empossados são: Chau Wai Kuong, inspector de 1ª classe, Suen Kam Fai, Sit Chong Meng, Kwok Chi Chung, Cheong San Cheung, Chan Ca Sok e Pedro Miguel Campos, estes últimos são inspectores de 2ª classe, e Leong Chi Wai, Ho Vai Keong, Che Chi Sang, Cheong Kam Fai, Luís Leong, Chong Kong Chong, subinspectores.
Num comunicado emitido ontem, aquela força policial referia que, nos últimos anos, com o rápido desenvolvimento do jogo, vêm aumentando consideravelmente vários tipos de crimes, em particular, os crimes relacionados com o jogo e estupefacientes, os crimes de burla, furto, roubo, passagem de notas falsas, os quais registaram uma subida bastante significativa. Os agora empossados, diz ainda o mesmo documento, são funcionários que têm mostrado diligência e empenho ao longo de vários anos de serviço na PJ, com excelente qualidade profissional e êxitos alcançados no seu trabalho, a sua promoção foi admitida só depois de concluir com aproveitamento várias acções de formação e provas.
Ao abrigo do disposto no Código de Processo Penal, são autoridades de polícia criminal os inspector e subinspector, aos quais compete, nos termos da lei, dirigir o pessoal afecto à sua unidade de investigação criminal na investigação de casos de maior complexidade, controlar a legalidade dos actos de investigação, garantir o cumprimento dos prazos processuais, ordenar buscas ou revistas e detenção fora de flagrante delito, passar mandato de detenção e mandato de comparência, em caso de emergência ou situações particulares.
Para a PJ, a tomada de posse dos novos inspectores e subinspectores vem a consolidar a força da direcção na área de investigação criminal, contribuindo para o desenvolvimento do trabalho desta Polícia, designadamente, a prevenção e investigação criminal bem como o combate à criminalidade em Macau.