2.9.08

Pereira Coutinho satisfeito, mas lamenta que alteração à lei venha tarde
Mais funcionários públicos
beneficiam de acção social


O Governo, através da Ordem Executiva n.º 29/2008 publicada ontem em Boletim Oficial, alterou o Estatuto dos Beneficiários do Sistema da Acção Social Complementar da Função Pública. Com esta medida, na prática, é alargado o leque dos beneficiários do sistema. Com a alteração à lei, que datava de 1998, passam a estar incluídos os contratos no regime de direito privado, bem como aposentados e pensionistas.
José Pereira Coutinho, presidente da Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau (ATFPM), congratulou-se, ontem, em declarações à Rádio Macau, com esta medida do Governo, mas lamentou o facto de ter sido tomada tardiamente. Na sua opinião, esta alteração põe fim a anos de discriminação.
"Os trabalhadores dos serviços públicos da Administração Pública de Macau devem beneficiar igualmente de todas as regalias que são providenciadas pelo Governo de Macau", defendeu o presidente da ATFPM. "Esta Ordem Executiva, no fundo, vem dizer que todos os contratados do regime de direito privado no activo, incluindo os aposentados e os pensionistas e mesmo aqueles que estão na situação de licença sem vencimento de curta duração, vão beneficiar deste esquema."
O também deputado, apesar da satisfação demonstrada com este passo do Governo, lembrou que já há muito tempo que a ATFPM reivindicava esta alteração. Nesse sentido, Pereira Coutinho diz lamentar que só agora o Governo de Macau tenha avançado. "Vem muito tarde, porque o número de trabalhadores que ao longo dos anos foi aumentando devido à proliferação de contratos individuais de trabalho vinha-se queixando de que era necessário acabar com esta discriminação. Só que levou muito tempo para resolver uma situação tão simples", comentou Pereira Coutinho.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com