4.9.08

PIB cresce 26,1% no primeiro semestre

O Produto Interno Bruto (PIB) de Macau aumentou 26,1 por cento em termos reais no primeiro semestre e na óptica da despesa, indicam dados oficiais divulgados ontem no território. O forte crescimento do PIB continua a ser sustentado pelo sector do jogo, que no segundo trimestre registou um crescimento de receitas em 47,6 por cento em termos nominais relativamente ao período homólogo de 2007, mas que foram inferiores ao primeiro trimestre do ano. Também as despesas dos visitantes, excluindo o jogo, subiram 11,7 por cento no segundo trimestre.
Apesar de manter um forte crescimento, o PIB de Macau registou no segundo trimestre deste ano uma acentuada quebra face ao primeiro trimestre de 2008, de 31,6 por cento para 21,1 por cento, devido a quebras verificadas no investimento e nas exportações de mercadorias.
Já a formação bruta de capital fixo diminuiu 20,7 por cento devido à quebra dos investimentos em construção e equipamento, ao mesmo tempo que as vendas de mercadorias desceram 15,8 por cento.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com