21.9.08

Plano de expansão da infra-estrutura de 10 mil milhões de patacas pode ser reavaliado
Aeroporto vai perder 200 mil passageiros este ano

É esperada já para este ano a perda de cerca de 200 mil passageiros no Aeroporto Internacional de Macau relativamente a 2007, segundo a Rádio Macau. Verificando-se esta estimativa, até ao final do ano, o número total de passageiros no Aeroporto Internacional de Macau não deve ultrapassar os 5 milhões e 300 mil. As restrições aos vistos impostas por Pequim à província de Cantão são responsáveis por uma quebra entre 15 por cento a 20 por cento, mas há ainda agravante relacionada com o início dos voos directos, a 4 de Julho, entre Taiwan e a China.
A quebra no número de passageiros permite, por outro lado, que o aeroporto não entre em ruptura, uma vez que um crescimento idêntico ao dos últimos anos levaria a infra-estrutura a ultrapassar o número limite de passageiros que conseguiria suportar, ou seja, a fasquia dos 6 milhões de passageiros.
Neste contexto, questões como o desenvolvimento e expansão do aeroporto, um investimento anunciado por Edmund Ho na Assembleia Legislativa, na ordem dos 8 a 10 mil milhões de patacas, fica por definir.
Do mesmo modo, por definir deverá ainda ficar o futuro da CAM, a empresa concessionária do aeroporto. Edmund Ho chegou a anunciar também que o Governo iria assumir o capital social da concessionária, até para financiar o investimento na expansão, mas não houve avanços nesse sentido. Por outro lado, sócios da CAM como Stanley Ho ou Ng Fok não deverão estar interessados em perder uma posição na empresa.
O contrato da ADA, a administração do aeroporto, também continua por definir, afirmava ontem a Rádio Macau. A concessão da empresa que gere o aeroporto expira em 2009 e este mês acontece uma reunião do conselho de administração onde deverá ficar decidido o futuro da empresa. A ANA - Aeroportos de Portugal, que tem uma participação de 49 por cento da ADA, está interessada em manter-se na gestão do Aeroporto Internacional de Macau, afirmou ainda a Rádio Macau.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com