23.1.08

COMPANHIA REVÊ PLANO DE NEGÓCIOS DEVIDO A POSSBILIDADE DE VOOS ENTRE TAIWAN E CHINA
Macau Express voa só no segundo semestre

A Macau Express adiou o início das operações para o segundo semestre de 2008 e está a rever agora o plano de negócios para funcionar em complementaridade com a Air Macau, disse ontem à agência Lusa fonte ligada ao processo.
A Macau Express é uma joint-venture entre a Air Macau, China National Civil Aviation e a Shun Tak, a holding do magnata dos casinos Stanley Ho, e deveria iniciar operações no segundo trimestre deste ano com dois aparelhos Airbus A-320, processo que está agora atrasado alguns meses devido à reorganização de todo o plano de funcionamento da companhia, explicou a fonte contactada pela Lusa.
A nova companhia, a segunda low-cost sedeada em Macau, tem já um acordo assinado com a Aircastle Limited para o leasing de seis aviões do fabricante europeu, aeronaves que deverão começar a ser entregues em Fevereiro e que vão - duas delas - ser utilizadas no âmbito das operações da Air Macau até que a companhia (Macau Express) esteja a voar.
"A certificação da companhia só deverá acontecer em meados do ano e as previsões actuais apontam para um início de operações no segundo semestre embora não haja ainda datas definidas em concreto porque tudo irá estar dependente do novo plano de negócios", afirmou a fonte ao salientar, contudo, que apesar da "complementaridade de serviços entre a Macau Express e a Air Macau, as empresas são autónomas".
A fonte explicou também que a reformulação do negócio da Macau Express se fica a dever a um novo contexto regional em que as possibilidades de começarem no "curto ou médio prazo" as ligações directas entre Taiwan e o continente chinês "obrigam as companhias de Macau a estudar desde já novas rotas e a responder a uma previsível quebra de passageiros que hoje utilizam Macau para deslocações para o continente chinês".
Apesar de estar a reformular o plano de negócios, a Macau Express mantém, contudo, o objectivo de voar para o continente chinês e para outros destinos regionais de médio curso como o Vietname, Filipinas, Japão e Tailândia.
Até 2010 a Macau Express deverá ter uma frota de 11 aviões da Airbus cujos contratos irão sendo realizados tendo em conta o desenvolvimento da empresa.
Além da Macau Express, Macau tem ainda registada a Viva Macau que efectua voos de médio e longo curso com aviões da Boeing.

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