16.1.08

Dez toneladas de aço roubadas na Taipa

Segundo o jornal chinês Ou Mun de ontem, cerca de 10 toneladas de aço foram roubadas de um estaleiro da Taipa. Na madrugada da passada sexta-feira, o guarda notou o desaparecimento do material, que o dono estimou em 130 mil patacas. A Polícia Judiciária pensa que os ladrões terão usado camiões e se terão deslocado várias vezes ao estaleiro para completar a tarefa.
Nos últimos dias, também se registaram roubos em três apartamentos, na Estrada Marginal da Ilha Verde, na Calçada do Monte e na Rua Cheong On, onde foram roubados uma mala de mão, dois telemóveis, relógios e câmaras fotográficas. Ao todo, a Polícia Judiciária estima que os roubos terão rendido cerca de 37 mil patacas. Só num dos apartamentos se sabe que o ladrão terá entrado pela janela, já que esta se encontrava aberta. Os meios de entrada nos restantes apartamentos são ainda desconhecidos. Num dos apartamentos, aquele que sofreu um rombo de 30 mil patacas, a polícia conseguiu registar uma impressão digital.
Na passada sexta feira foi igualmente assaltada uma caserna de trabalhadores, no NAPE, de onde terão sido roubados computadores portáteis e câmaras digitais, entre outros bens. O roubo terá rendido 20 mil patacas, segundo as autoridades.


*****

Ladrões de diamante presos


Foram presos os dois homens, Ho e Lei, que roubaram um diamante de três quilates, no valor de 470 mil HK dólares, no passado dia 10. O furto aconteceu durante uma exposição de pedras preciosas em Macau, quando os dois homens, oriundos do interior da China, substituíram o diamante por uma falsificação.
A vítima do roubo conta que os dois indivíduos se aproximaram do seu expositor, pedindo para ver dois diamantes, um de quatro quilates, outros de três. Regressaram mais tarde, querendo rever as peças e requisitando um certificado de autenticidade. Terá sido no momento em que a vítima se afastou do expositor, que os dois homens terão feito a troca. Quando o comerciante regressou, já eles tinham desaparecido, levando o diamante. Mas a experiência levou a vitima a entender rapidamente o que se teria passado. Chamou logo a polícia e os ladrões foram presos pouco depois.
O Ministério Público terminou agora a investigação preliminar, considerando haver fortes indícios de crime de furto qualificado pelos dois arguidos. Estes foram levados para o Estabelecimento Prisional de Macau, onde aguardarão julgamento. A polícia judiciaria investiga agora o possível envolvimento de Ho e Lei em outros crimes semelhantes.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com