16.1.08

"THE DRUMMER", PROTAGONIZADO POR JOSIE HO, EM COMPETIÇÃO NO FESTIVAL NORTE-AMERICANO
De Hong Kong para Sundance

O Festival de Sundance (17-21 Janeiro), o mais importante certame de cinema independente a ter lugar nos Estados Unidos, vai mostrar no dia 20 o filme "The Drummer", realizado em Hong Kong no ano passado por Kenneth Bi, com Josie Ho (filha de Stanley Ho), Jaycee Chan (filha do actor Jackie Chan) e Tony Leung Ka-fai (protagonista de "O Amante", de Jean-Jacques Annaud - não confundir com o Tony Leung, actor fétiche de Wong kar-wai) nos principais papéis.
No filme, o primeiro produzido em Hong Kong a competir no festival norte-americano, a personagem interpretada por Josie é filha de um mafioso interpretado por Tony Leung e irmã da personagem de Jaycee.
Depois da estreia de Josie no importante festival, a actriz está a negociar a sua participação num filme independente de um realizador norte-americano.
Em declarações ao New York Times, Josie tentou passar uma imagem de "rapariga trabalhadora", como a própria se descreve", longe da menina mimada filha de um dos homens mais ricos do Mundo.
Na verdade, Josie Ho desdobra-se em várias actividades. Além de ser uma das actrizes mais famosas do sudeste asiático, ainda tem tempo e energia para ser uma estrela da música pop. Em breve será lançado o seu primeiro disco em que canta em mandarim. Fora das artes, Josie também está metida no negócio da restauração e é co-proprietária de uma empresa de marketing que planeia investir em Macau, onde a sua irmã Pansy Ho abriu em Dezembro o MGM Grand.
Mas a prioridade, diz, vai para a sua carreira cinematográfica, pelo que está sempre à procura de bons papéis. "Têm que ser desafiantes. Gosto de mulheres duras, modernas e independentes. Os papéis psicológicos atraem-me." Com efeito, no meio cinematográfico de Hong Kong, Josie Ho é conhecida pelas características que ela mesma diz gostar nas personagens.
Desde que se estreou no início dos anos 1990, Josie Ho já apareceu em mais de 30 filmes. Nos prémios do cinema chinês tem sido frequentemente nomeada para prémios. Ser levada a sério como actriz em Hong Kong não é fácil, diz, e isso tende a ser mais difícil todos os anos.
"Agora, todos os grandes filmes produzidos em Hong Kong são financiados em milhões de dólares por investimentos chineses e requerem grandes nomes como Chow Yun-fat, Tony Leung Chiu-wai ou Andy Lau Tak-wah para poderem ter retorno. Mas, devido ao sistema de quotas chinês, um terço das estrelas têm que ser do continente, por isso os melhores papéis vão para actrizes chinesas, deixando as de Hong Kong de fora."
O facto de Josi Ho preferir personagens menos convencionais ajuda a que o desafio seja ainda mais aliciante.

Uma família unida

A paixão pela representação, conta, começou em casa, nas reuniões familiares. "Pediam-me sempre para ir para o centro cantar, e eu adorava." Mas quando disse que queria começar a fazer isso como profissional, o pai torceu o nariz.
Quem terá mudado a posição de Stanley Ho foi a irmã Pansy. "Foi a única na família que não pensou que eu era maluca", recorda Josie. "Ela sabia que se eu não fizesse isto não iria encaixar em mais lado nenhum. É a minha forma de expressão."
Josie descreve a família Ho como "unida", do tipo de haver um jantar com todos os membros todos os domingos. Apesar de Stanley Ho estar actualmente mais confortável com a carreira do Josie, o magnata não investe em nenhuma obra em que a filha participe.
"Ele está consciente dos meus feitos, mas não tem tempo para assistir aos meus concertos ou ver os meus filmes", lamenta Josie.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com