30.1.08

FONG CHI KEONG SOBRE PROTESTOS DA PJ QUANTO AO AUMENTO DO ÍNDICE SALARIAL
"Não se pode agradar a todos"

Marta Curto

"A reestruturação não pode agradar todos". Esta era a conclusão de Fong Chi Keong, presidente da 2º Comissão Permanente, após a segunda reunião sobre a proposta de lei do Governo acerca da Reestruturação de Carreiras nas Forças e Serviços de Segurança, que desta vez contou com a presença do secretário para a Segurança, Cheong Kuok Va. Neste caso, 'todos' são os agentes da Polícia Judiciária que, há cerca de três semanas, enviaram várias cartas aos deputados, protestando contra a proposta lei. Em causa estava o fraco aumento do índice salarial, comparativamente ao do da PSP, proposta pelo Executivo.
A comissão iria ponderar as reivindicações, que, na altura, foram partilhadas pelos deputados, mas após duas horas e meia de reunião e diálogo com Cheong Kuok Va foi a esta conclusão que se chegou. "Para o ingresso na carreira dos agentes da PSP também será exigido o ensino secundário complementar, tal como vai acontecer com a PJ, portanto se os requisitos obrigatórios vão ser aproximados, não há razão para termos salários muito diferentes", explicou Fong Chi Keong.
O presidente da 2º Comissão Permanente também acrescentou que "as corporações são diferentes umas das outras e tem de haver uma distinção entre elas, por isso esperamos aumentar as gratificações da especialidade", que diriam respeito aos trabalhos mais perigosos, exigindo maior tecnicidade de resposta. O secretário irá ponderar o assunto.

Mesmo sem mérito,
devem ser promovidos


Os regimes de promoção também foram revistos pela Comissão, que sugeriu que agentes com 20 anos de serviço efectivo e bom comportamento fossem promovidos automaticamente. "Eu sei que alguns deputados acharam esta opção pouco razoável, mas nós consideramo-la como um incentivo. Mesmo não tendo mérito, mesmo que não tenham ficado aprovados nos testes, estes profissionais trabalharam, esforçaram-se, dedicaram-se ao trabalho e é aceitável que sejam promovidos a mais uma categoria porque trabalharam", disse Fong Chi Keong.
A estagnação na carreira também é desmotivante e a 2º Comissão considera que "quando um profissional permanece numa categoria, estando em condições para ser promovido, tem de haver um escalão acima para onde ele possa seguir". Por outro lado, rematava o presidente, "há sempre um topo de carreira".
A comissão propõe também a extinção dos cargos de auxiliares de investigação e de peritos de criminalística, tendo pedido uma resposta do Governo sobre este assunto.

Período de transição pode
não resolver crise de candidatos


A questão - polémica - do período de transição, até à entrada em vigor das novas exigências de habilitações académicas, continuou no mesmo pé. O projecto de lei propõe que os candidatos passem a ter o ensino secundário complementar, mas que a obrigatoriedade só entre em vigor três anos após a publicação da nova lei. Quando a proposta foi discutida na Assembleia Legislativa, vários deputados protestaram, dizendo que se tratava de um retrocesso e um contra-senso face à aposta do governo na educação, nomeadamente através da medida da escolaridade gratuita de 15 anos.
"O período de transição de três anos tem em conta a escassez de recursos humanos, sentida com o desenvolvimento da indústria do jogo. Na proposta de reestruturação, optou-se pela suspensão dessas exigências por um período de três anos".
Mas é possível que nem esta medida 'salve' as autoridades de Macau. É que Fong Chi Keong acaba por admitir que "antes, a função pública oferecia salários mais elevados que o sector privado. Agora já não, e as pessoas mostram pouco interesse em vir para as forças de segurança. Muitas pessoas com habilitações literárias mais elevadas hão de preferir empregos onde as condições remuneratórias sejam melhores".

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com