30.1.08

Kai Fong não querem
crimes na "Semana Dourada"


Leong Heng Kao, presidente da União Geral das Associações de Moradores de Macau (Kai Fong), espera que as autoridades intensifiquem esforços para que a "Semana Dourada" do Ano Novo Chinês corra bem. Segundo o Ou Mun de ontem, Leong admite que, embora o número de criminosos que entram no território disfarçados de turistas não seja grande, é suficiente para afectar a qualidade de vida e o trabalho dos residentes de Macau. Como a cidade é pequena, argumenta, não são precisos muitos criminosos para semear um clima de medo.
O presidente da UGAMM lembra que os principais crimes que ameaçam a população são a fraude, furto, tráfico de droga, entrada de trabalhadores ilegais, rapto, empréstimos a fundo perdido e até assassinatos. Por isso, Leong sugere que as várias regiões exteriores a Macau troquem informações sobre eventuais suspeitos, para que estes nem cheguem a entrar no território. Por outro lado, propõe que as patrulhas sejam intensificadas na frequência e no número de agentes, nomeadamente nos locais menos iluminados e concorridos da RAEM. Diz também que a execução das leis devia ser mais eficaz e que os próprios residentes devem precaver a segurança das comunidades nas quais se inserem.
Embora Macau continue a ser um local pacífico, Leong admite que os crimes aqui cometidos afectam a vida da cidade pequena que é Macau.


*****


Não foi roubo,
só um teste à segurança


Uma rapariga de 19 anos roubou produtos no valor de mais de 1800 HK dólares de um supermercado, garantindo que não se tratava de furto, mas sim um teste à segurança do estabelecimento. Segundo o Ou Mun de ontem, tudo aconteceu às seis da tarde de Domingo, quando a jovem chamada Cheung entrou na loja e começou por roubar um saco reciclado e uma mala. Depois foi andando para trás e para a frente nos corredores e acabou por roubar mais de dez produtos, nomeadamente lençóis, roupa interior feminina, vegetais e chocolate. Quando ia a sair, a rapariga, originária de Pequim, mas estudante numa universidade de Macau, foi interceptada pelo segurança do supermercado, que achou o seu comportamento suspeito e acabou por chamar a polícia. Foi então que a jovem disse que não roubara, mas estaria a testar a segurança da loja. A policia não acreditou e acabou por levá-la ao Ministério Público.


*****


Gastroenterite na
Creche Santa Maria Mazzarello

Até ao momento, registaram-se 24 casos de gastroenterite na Creche Santa Maria Mazzarello, que se situa na freguesia de São Lourenço. Várias crianças manifestaram, entre outros, sintomas de vómitos e diarreia.
Actualmente, estão em curso as análises laboratoriais, e o diagnóstico preliminar é de infecção por norovírus. Dado que estão envolvidas crianças de várias classes da escola, e o norovírus é de forte transmissibilidade, para efeitos de prevenção da propagação do mesmo, a autoridade sanitária daquela área recomendou à creche a suspensão das aulas, de ontem até ao próximo dia 30, assim como a limpeza e esterilização de toda a escola, durante o referido período.
O norovírus é uma da causas comuns de gastroenterite viral e ocorre predominantemente no Inverno. A infecção por norovírus é fácil de ocorrer em estabelecimentos colectivos, nomeadamente lares de idosos, escolas e creches, bem como de contaminar pessoas com diferentes idades. A sua via de transmissão inclui o consumo de alimentos ou água, contaminados por esse vírus; o contacto com vómitos ou excrementos dos doentes; o contacto com os objectos contaminados; ou a transmissão por gotículas de saliva. A sua incubação infecciosa é, usualmente, de 24 a 48 horas.
Actualmente, Macau encontra-se na época de pico de infecção por norovírus e por rotavírus.


*****


Cotai Waterjets compra
mais quatro "ferries"


De acordo com um comunicado da Austal, empresa armadora da Austrália, a Cotai Waterjets assinou um contrato com a companhia no valor de 82 milhões de dólares para a compra de quatro barcos de passageiros. A Cotai Waterjets já tinha 10 navios com capacidade para transportar 400 pessoas ao preço unitário de 15 milhões de dólares, que estão actualmente em construção em Perth , na Austrália.
John Rothwell, presidente da Austal, disse ao sítio egoli.com.au que "é óptimo começar 2008 com a Cotai Waterjets a expandir a sua frota para 14 embarcações".
A Cotai Waterjets iniciou operações a 30 de Novembro com 5 embarcações - 3 novas e duas alugadas a um operador do continente.


*****


Metro quadrado de luxo

Segundo a consultoria suíça Location Service Research, que publicou ontem a lista das ruas e centros mais caros do mundo para o comércio, no segundo lugar está Causeway Bay, em Hong Kong, logo atrás da 5ª Avenida, em Nova Iorque, cidade que tem ainda no terceiro lugar Madison Avenue.
Segundo a consultoria, uma marca que queira ter uma loja na 5ª Avenida precisa dispor de pelo menos 10047.8 patacas por mês para alugar cada metro quadrado. Em Hong Kong, o valor médio é de 8118.7 patacas mensais por metro quadrado, contra 679 euros na Madison Avenue.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com