27.1.08

PARA ASSINALAR OS 25 ANOS DA ASSOCIAÇÃO DE PATINAGEM DE MACAU
FC Porto e Espanha convidados
para torneio de grande nível


Todos os continentes representados. É o objectivo dos dirigentes associativos do hóquei em patins de Macau, para a realização de um torneio alargado, lá para Setembro. Brasil, Japão, Índia, Austrália e Nova Zelândia, estão também na lista de prioridades. António Aguiar pode voltar à Federação Internacional da modalidade

Há uma semana a Associação de Patinagem de Macau levou a efeito uma conferência de imprensa, para divulgar uma série de actividades a levar a efeito nos próximos tempos. Tudo para aproveitar a “embalagem” do título de campeão asiático de hóquei em patins, alcançado mais uma vez pela selecção da RAEM.
Ali foram adiantadas algumas iniciativas para elevar o hóquei em patins a um patamar mais elevado, em termos de divulgação junto da opinião pública. A equipa dirigente, liderada por António Aguiar, pretende organizar seminários e acções de formação, especialmente dedicados a técnicos e árbitros. Estão também programados “open days” de patinagem, abertos à população.
Na altura, falou-se, por outro lado, na organização de um grande torneio internacional de hóquei em patins, a modalidade rainha da patinagem macaense, que ainda há cerca de dois meses se sagrou novamente campeã asiática, em mais uma final dramática diante do Japão.

Convites já endereçados a equipas de prestígio

Agora, sabe-se que foram endereçados convites a equipas de topo como o FC Porto, três vezes campeão consecutivo em Portugal, e à selecção de Espanha, detentora do actual título mundial de hóquei em patins.
Há excelentes relações entre dirigentes espanhóis e António Aguiar, daí as boas perspectivas de termos no território a formação de “nuestros hermanos”, ao lado do FC Porto.
“Os contactos foram desde já feitos com estas duas equipas e eu espero que possamos ter aqui em Macau um torneio internacional com o que melhor há no mundo do hóquei em patins”, referiu ao PONTO FINAL, António Aguiar, presidente da Associação de Patinagem, ele que já esteve representado nas federações internacional e asiática, mas que deixou por razões pessoais. Parece poder ter portas abertas para regressar. Disso falamos em notícia separada.
Mas ainda sobre o torneio, aquele membro da APM, presidente da assembleia geral no elenco anterior, comandado por Gentil Noras (um dos grandes carolas do hóquei em patins do território e ainda pertencente ao comité de arbitragem asiático, ao lado de Manuel da Luz), é intenção da Associação trazer a Macau formações de prestígio.
“Queremos organizar um torneio com o que de melhor há no mundo. E se de facto conseguirmos acertar com FC Porto e selecção de Espanha, assim como com o Brasil, então teremos aqui um hóquei em patins de enorme qualidade. As negociações já começaram e eu espero que dentro de pouco tempo tudo esteja acertado.”

Prova de Aniversário serve de preparação

António Aguiar quer assim festejar em grande estilo os 25 anos da Associação de Patinagem de Macau e proporcionar à selecção da casa uma boa preparação para a presença, mais uma, num Mundial do Grupo B, que este ano se vai efectuar na África do Sul.
“Será um bom teste para a nossa equipa, independentemente dos resultados, antes de mais uma participação no Campeonato do Mundo B. Teremos naturalmente adversarios mais acessíveis neste torneio, pois tencionámos trazer Japão (ou India), Austrália e Nova Zelândia. O nosso objectivo é ter todos os continentes representados, numa prova com oito a dez equipas.”
A ponta do véu deste grande evento, a realizar em Setembro (quando o Mundial B se efectua em Outubro), foi levantada na conferência de imprensa de sábado passado, seguida de um jantar que reuniu sócios fundadores da Associação de Patinagem, presidentes de clubes e outros amigos do hóquei em patins, numa festa da família hoquista, que serviu igualmente para homenagear aa selecções que estiveram presentes no Asiático de Calcutá, incluindo as equipas de hóquei no gelo e homens e mulheres de hóquei em patins.

Negociações no bom caminho
para trazer a “nata do hóquei”

Com o tempo a passar, António Aguiar vai intensificando os contactos e negociações, para que se torne uma realidade este Torneio Internacional de Macau, que provavelmente também aqui iria trazer os principais dirigentes portugueses, espanhóis e de outros países.
As excelentes relações que Aguiar mantém com dirigentes de varies federações, em especial Portugal e Espanha, podem ajudar a resolver questões de pormenor e assim poder concretizar-se a vinda de equipas de alto gabarito a Macau.
“Tudo está naturalmente a ser cozinhado, faltando ainda algum tempo até Setembro, mas espero poder concretizar este objectivo dentro em breve. Gostaria na verdade de oferecer às pessoas de Macau um hóquei de qualidade, nunca visto anteriormente.”

Campeonato interno pode ser extinto

Enquanto isto, há ainda muitas dúvidas sobre o que se irá passar a nível interno, havendo mesmo a possibilidade, adiantada pelos dirigentes associativos, de se prescindir de um campeonato, a favor das horas de treinos para as selecções, masculina e feminina.
Continuam os problemas de espaços para a prática de hóquei em patins, resumindo-se a algumas horas ao pavilhão do Colégio D. Bosco e por isso equaciona-se a extinção do campeonato, que teve, na época passada, uma prova mista, com a inclusão das “meninas do hóquei” que representam a selecção e que estiveram igualmente no Asiático da India.
Há opiniões diversas sobre o futuro das competições da Associação de Patinagem, mas o treinador Alberto Lisboa , que é igualmente técnico e jogador da Casa de Portugal, relembra que “houve sempre uma maior concentração nas selecções ao contrário de outros países e é isso que poderá continuar a ser aproveitado, mesmo que se tenha de não fazer disputar o campeonato nos moldes habituais.
Dentro de algum tempo será tomada uma decisão.


*****


DIRIGENTE VAI VOLTAR À FEDERAÇÃO INTERNACIONAL
António Aguiar integra lista
para eleições de Outubro


Depois de vários anos dedicado à causa do hóquei em patins local e internacional, António Aguiar está actualmente apenas na Associação de Patinagem de Macau, como presidente.
Mas novos voos se avizinham, com o antigo membro do Comité Internacional e também vice da Federação Asiática, a mostrar-se disponível para integrar a lista principal às eleições de Outubro deste ano.
Uma lista liderada por um conhecido ex-jogador internacional da selecção espanhola de hóquei em patins (cujo nome ainda não foi divulgado oficialmente).
Recorde-se que aquele dirigente, com raízes familiares a Macau, deixou o cargo do CIRH por incompatibilidades com o actual presidente, o alemão Harro Straksberg, por causa da polémica gerada à volta do caso Catalunha.

Equipa de “inimigo” leva não de Aguiar

Fala-se que há ainda uma possibilidade do germânico se recandidatar. Straksberg terá mesmo abordado Aguiar para que este regressasse integrado numa possível lista do germânico, ao que o presidente da patinagem de Macau respondeu com um rotundo não. “Seria perder a face”.
Assim, tudo se conjuga para que António Aguiar volte à cena internacional, com um cargo de representante das questões para a Ásia-Pacífico.
Macau só iria beneficiar de uma regresso como este, com a possibilidade de se colocarem em prática projectos propostos anteriormente, entre os quais se destaca a alteração ao sistema de realização do Campeonato do Mundo do Grupo A, tendo em vista a representatividade de todos os continentes onde se pratica a modalidade. Uma estrutura semelhante ao Mundial de Futebol.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com