TURISMO NA CHINA AUMENTA 8,68 POR CENTO
Hong Kong e Macau viajam e recebem mais turistas
Hong Kong e Macau viajam e recebem mais turistas
Dois terços das entradas e saídas do território chinês em 2007 foram feitas por residentes de Hong Kong e de Macau, disse ontem o ministro de Segurança Pública chinês à Beijing Evening News. As duas RAE foram também os destinos preferidos de voos domésticos.
Ao todo registaram-se 345 milhões de movimentos no passado ano na China, mais 8,68 por cento que em 2006. Os residentes nacionais viajaram bem menos que os de Hong Kong e Macau, ficando-se pelos 23 por cento, mas ainda assim ter-se-á registado um aumento de 18,49 por cento nas suas entradas e saídas. O ministro da Segurança Pública considera ser esta uma consequência da redução das restrições às viagens dos residentes do continente.
Os turistas de Taiwan também aumentaram em 17,61 por cento de um ano para o outro. Da Republica da Coreia, Japão, Rússia e Estados Unidos vieram os 14 por cento de estrangeiros que entraram em território chinês no último ano, na sua maioria pelo aeroporto Shangai Pudong, que aliás foi o mais concorrido em 2007. O aeroporto Beijing Capital vem logo em segundo lugar no número de entradas e saídas, contabilizando 14,6 milhões em 2007, mais dois milhões do que em 2006. O número de movimentos ilegais neste aeroporto diminuiu, segundo os serviços fronteiriços.