26.3.08

Chefe do Executivo quer quadros qualificados com sentido de dever
Disponibilidade para amar a pátria

A força do amor à pátria é indispensável para se dar mais um passo na concretização dos princípios de “um país, dois sistemas” e de “Macau governado pelas suas gentes”. Como fazê-lo, foi o que se discutiu ao longo de vários dias em que se realizaram as sessões da Assembleia Nacional Popular e da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês em Pequim.
Ontem, numa "sessão sobre a divulgação das ideias predominantes" das sessões acima referidas, Edmund Ho, o Chefe do Executivo abordou a questão, afirmando que "é necessário que o Governo crie mais condições, constitua plataformas de ligação e promova a implementação de medidas que permitam formar talentos locais, disponíveis para amar e servir a sociedade e participar de forma activa na vida política."
Segundo o Gabinete de Comunicação Social, Edmund Ho observou que "as forças que amam a Pátria tem raízes sólidas e tradição em Macau, gozando de prestígio, mas também enfrentando limitações e desafios".
Para o Chefe do Executivo, o ponto fulcral tem que ver com "a nova fase de desenvolvimento e com a tentativa de promover a unidade, trabalhando para elevar o carácter do sentimento de amor à pátria."
Neste quadro, o governante acrescentou que "o sentimento de amor à pátria em Macau provém, primordialmente, das associações cívicas, cuja importância, num futuro próximo, não poderá ser substituída."
Segundo o Chefe do Executivo, o trabalho de servir a sociedade tem uma determinada exigência, que é ainda maior no campo político, sendo “impossível que uma só pessoa tenha todas as qualidades de servir a sociedade e participar na vida política, sobreposição que não é científica”.
Deste modo, a força do amor à pátria terá que saber encarar esta nova fase de desenvolvimento, frisou Edmund Ho. Para o governante, apesar de não ser possível encontrar uma solução no espaço de um ou dois anos, espera-se que todos os sectores da sociedade tenham uma visão a longo prazo na promoção do desenvolvimento saudável e sustentado.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com