Secretário defende que plano do Governo optimiza serviços dos autocarros
Lau Si Io refuta críticas
das duas concessionárias
Lau Si Io refuta críticas
das duas concessionárias
De acordo com o Secretário para os Transportes e Obras Públicas, Lau Si Io, o projecto de ordenamento e optimização dos serviços de transportes públicos, actualmente para consulta da opinião pública, cria condições favoráveis para melhorar a qualidade do ar e da vida em Macau.
Antes da partida para uma visita a Guangdong, Guangxi e Guizhou, Lau Si Io disse ainda que o projecto tem como objectivo planear os transportes públicos. Reconheceu que mesmo que o referido projecto seja executado, não se vai conseguir resolver de vez os problemas de transporte em Macau, procedendo-se de forma gradual e ordenada aos trabalhos referentes a esta questão, nomeadamente a definição de medidas a curto, médio e longo prazo a fim de se conseguir uma solução para o problema.
Instado a comentar a reacção das duas companhias de autocarros sobre o projecto de ordenamento e optimização dos serviços de transportes públicos, Lau Si Io referiu que o projecto prevê a assinatura de um contrato provisório de dois anos com as referidas companhias após o término do contrato actual, em Outubro do corrente ano, que se prolongará até à liberalização do mercado no ano de 2010. Acrescentou que, tendo por base um estudo encomendado pelo governo a um estabelecimento académico, esses dois anos são um período considerado apropriado.
CAIXA
Salinidade no topo da agenda
Salinidade no topo da agenda
A visita às províncias de Guangdong, Guizhou e à Região Autónoma de Guangxi representa uma oportunidade para dar mais um passo nas análises e na abordagem às medidas a aplicar para resolver definitivamente o problema da salinidade, considera o secretário para os Transportes e Obras Públicas, Lau Si Io.
Antes de partir para Cantão à frente de uma delegação de Macau, Lau Si Io referiu que o desenvolvimento acelerado da RAEM tem provocado um grande aumento da procura de água, lembrando que, no passado, a seca do curso superior do rio, ao mesmo tempo em que se registava a subida das marés salgadas, levou a que os níveis de salinidade excedessem os parâmetros recomendados. Nos últimos anos, com o apoio do Governo Central e a cooperação da Comissão de Recursos Hídricos do Rio das Pérolas e governos locais, bem como com a aplicação de medidas de ajustamento da distribuição da água do Rio das Pérolas, conseguiu-se garantir a segurança no fornecimento e abastecimento de água, sublinhou.