Resultados do ‘Filmes de Macau’ do Festival Internacional de Cinema e Vídeo
“Nós Adoramos Dançar” vence prémio do júri
“Nós Adoramos Dançar” vence prémio do júri
O documentário “Nós Adoramos Dançar”, da autoria de Cheong Kin Meng, recebeu o prémio do júri no concurso "Filmes de Macau", organizado pelo Centro Cultural de Macau (CCM), que ontem premiou os melhores filmes e documentários feitos por realizadores do território apresentados no Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Macau.
Os Prémios de Louvor do Júri foram entregues a Jordan, Chen Kwan Chi com “Não me Falhes”, Mike Ao Ieong com “A Mutação” e Fernando Eloy com “350 Metros”, enquanto que “Influência” de Cheang Chi Wai recebeu o Prémio de Melhor Curta Metragem, e “Deixados Para Trás” de Cecilia, Ho Wing Yin foi galardoado com o Prémio do Público.
Os quatro membros do júri que o CCM convidou para participar no evento foram o crítico de cinema radicado em Macau Andrew Lei; Gary Mak, de Hong Kong, que actualmente é director e curador do programa do Festival de Cinema Asiático de Hong Kong e também director da Broadway Cinematheque; Victric Thng, um realizador de Singapura, e Wen Tien-hsiang, de Taiwan. Wen Tien-hsiang é um colunista e crítico de cinema para várias páginas da internet, revistas e jornais chineses. Foi membro do júri nos Prémios do Cavalo Dourado, no Festival de Cinema de Taipé, nos Prémios de Cinema China Times e no Festival Internacional de Cinema Estudantil Leão Dourado. Desde 2002, Wen é também curador do Festival de Cinema de Taipé.
O II Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Macau prossegue até dia 6 de Abril, apresentando uma selecção de vários filmes internacionais de qualidade extraídos do 32º Festival Internacional de Cinema de Hong Kong.
Hoje, às 19:15, será exibido “Fados”, da série nomeada para os Óscares de Carlos Saura; amanhã, às 19:15. é a vez de “E quando foi a última vez que viste o teu pai”, de Anand Tucker, protagonizado por Colin Firth e Jim Broadbent; quarta, às 19:15, “Glass: Um retrato de Philip em doze partes” da autoria de Scott Hicks, realizador de “Shine-Simplesmente Genial”; quinta, também às 19:15, “Vigia Nocturna”, um filme sobre o pintor renascentista Rembrandt realizado por Peter Greenaway, que estará em Macau para conversar com o público após a projecção do seu filme; sexta, às 19:15, “Os Segredos”, seguido de “Por favor vote em mim”, às 21:45; sábado, às 19:15, “Produzindo Dissidência”, um documentário sobre Michael Moore (que também conta com uma conversa com os dois realizadores), seguido de “Vazios” às 21:45; e no domingo, o festival termina com “Caramelo” (19:15) e “Spielberg sobre Spielberg” (21:45).