22.4.08

Actriz quer pressionar China a acabar com a crise no Darfur
Mia Farrow discursa em Hong Kong
durante passagem da tocha


A actriz norte-americana Mia Farrow, que quer pressionar a China para que contribua para pôr fim à violência no Darfur, fará um discurso em Hong Kong coincidindo com a passagem da chama dos Jogos Olímpicos de Pequim, informaram os organizadores da acção de protesto, segundo a AFP.
Farrow deverá pronunciar um discurso intitulado "Darfur e os Jogos Olímpicos" na associação de correspondentes estrangeiros no dia 2 de Maio em Hong Kong, informou a organização num comunicado difundido no final da passada semana.
"A actriz e defensora dos Direitos Humanos Mia Farrow falará sobre como utilizar os Jogos Olímpico para pressionar a China para que tome medidas na crise do Darfur, no Sudão", indicou a associação de correspondentes.
A organização não forneceu detalhes da visita de Mia Farrow a Hong Kong nem indicou se a actriz participará dos protestos durante a passagem da chama olímpica.
À medida que se aproxima o início dos Jogos Olímpicos de Pequim, aumenta a pressão sobre a China - principal investidor estrangeiro no Sudão e comprador de quase dois terços do seu petróleo - para que utilize a sua influência sobre o governo de Cartum.
Mia Farrow participa na campanha pelo fim da crise do Darfur, onde as Nações Unidas calculam que pelo menos 200.000 pessoas morreram em cinco anos de guerra, fome e doenças.
A passagem da tocha olímpica por Hong Kong será a primeira etapa em solo chinês após o périplo mundial, marcado por protestos contra a repressão chinesa às revoltas no Tibete e contra as violações dos direitos humanos.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com