16.4.08

Associações pedem que Governo comece a estudar o fenómeno
Taxa de suicídios é superior
à média mundial


A taxa de suicídio em Macau é maior que a média mundial divulgada pela Organização Mundial de Saúde. Segundo o Ou Mun, em 2006 tentaram o suicídio 179 residentes, sendo que 72 acabaram por falecer. O rácio é de 14,3 suicidas por 100 mil, enquanto a média, considerando os dados da Organização Mundial de Saúde, é de 13 pessoas por 100 mil.
Tanto a Associação Geral de Voluntários de Macau e a Associação dos Voluntários de Pessoal Médico de Macau adiantam que o fenómeno deriva da pressão social e laboral que os residentes enfrentam.
As duas associações consideram que o Governo devia analisar de forma sistemática e científica os casos de suicídio de forma a determinar quais são as principais causas desta tendência, assim como tomar medidas de prevenção. Por outro lado, continuam as associações, é necessário que as organizações estreitem relações de cooperação e centralizem recursos para ajudar as pessoas com tendências suicidas.
Lee Chong Cheng, presidente da Associação Geral dos Voluntários de Macau, juntou-se a Pai Ki Man e Chan Va, respectivamente presidente e chefe supervisor da Associação dos Voluntários de Pessoal Médico de Macau, para explicar que os residentes que tentaram o suicídio em 2006 tinham idades compreendidas entre os 15 e os 60 anos. Os três admitem que o Governo devia estar mais preocupado com o fenómeno e que há poucas associações profissionais que promovam a noção de amor pela vida e a prevenção do suicídio.
Os representantes das associações de voluntários consideram que, tendo em conta o desenvolvimento de Macau, nomeadamente a pressão que os residentes enfrentam diariamente a nível do trabalho e da vida pessoal, é provável que os números aumentem. Por outro lado, muitos adolescentes que trabalham nos casinos revelam tendências suicidas relacionadas com os vários tipos de exigências que tiveram de enfrentar nos últimos anos.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com