16.4.08

Carlos Páscoa deixa Macau preocupado com "afastamento de Portugal"
"Não percebe a importância
de estar presente"


O deputado social-democrata Carlos Páscoa, eleito pelo círculo fora da Europa, disse ontem sair de Macau "preocupado" por aquilo que considera "ser o afastamento de Portugal enquanto presença na Ásia".
"Acho que Portugal não está a conseguir perceber a importância de estar presente nas comunidades", disse ao salientar que em Lisboa irá questionar o Governo português através de requerimento parlamentar e abordará o assunto na comissão de Negócios Estrangeiros.
O deputado, que ontem viajou para Malaca, sustenta, no entanto, sair de Macau sem grandes preocupações com a comunidade portuguesa do território, que classifica de "activa, atenta e interventiva".
"Relativamente à comunidade, às associações e aos representantes das comunidade, saio absolutamente despreocupado porque acho que estão conscientes do papel que desempenham, estão activos e atentos e isso é sempre muito importante", afirmou o deputado.
Carlos Páscoa considerou também que em Macau, a comunidade "não está naquela situação passiva" que é detectada em muitas outras comunidades. "Aqui em Macau estão atentos, preocupam-se, reivindicam", afirmou.
Além de ter visitado o consulado português, durante a sua estada em Macau Carlos Páscoa esteve reunido com o conselheiro das Comunidades Pereira Coutinho, com a Casa de Portugal, Associação dos Macaenses e Associação de Pais e visitou a Escola Portuguesa fazendo um "balanço muito positivo" da deslocação.
"Saio de Macau com uma visão muito mais actualizada e muito mais profunda do que é a realidade hoje da comunidade portuguesa", concluiu.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com