15.4.08

Burlões chineses usam nome da Las Vegas Sands na Internet
Assalto on-line rende
milhão e meio de renminbis


Um grupo de burlões criou uma site na internet, com endereço em Hong Kong, fazendo-se passar por representantes da American Las Vegas Sands – proprietária do Sands e Venetian Macao –, e assim conseguindo ludibriar e ficar com o dinheiro de pelo menos dezena e meia de pessoas. Mas os números podem ser bem mais elevados, avisou a polícia de Guangdong, que denunciou o caso.
À primeira leitura, a história traz à memoria o caso Dona Branca, uma rede de juros paralela desmontada em Portugal, em1984. Mas aconteceu mais perto de nós, numa cidade da província vizinha de Guangdong. As vítimas foram encaminhadas para uma página que à primeira vista parecia pertencer à Las Vegas Sands, mas que não tem qualquer relação com a operadora americana.
O esquema era relativamente simples e as contrapartidas atractivas: por 8 mil renminbis de investimento inicial, os investidores receberiam 27 dólares americanos por dia de juro (quase 190 renminbis/dia), recuperando o valor inicial em 35 dias úteis. A partir daí seria sempre a somar, com um lucro diário de quase 100 renminbis.
Ao mesmo tempo, os burlados recebiam incentivos para arranjarem mais clientes para a operadora, sendo-lhes prometida uma comissão de dez por cento por cada nova pessoa que conseguissem angariar para a rede, valor que subia para 12 por cento a partir do sétimo novo investidor.
A polícia diz ter detido quatro ‘ciber-criminosos’ e identificado até ao momento 14 lesados, numa burla que ascende a mais de um milhão e quatrocentos mil renminbis, números considerados provisórios.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com