Chan Wai Sin toma posse como novo director do Hospital Conde S. Januário
"Queremos mais médicos locais"
"Queremos mais médicos locais"
"Para resolver o problema da falta de pessoal no Hospital, queremos trazer mais médicos locais e investir nas especialidades de traumatologia, oncologia e cardiologia". Este é um dos planos do mandato de Chan Wai Sin como director do Centro Hospitalar Conde São Januário, cargo que ocupará em acumulação com o de subdirector dos Serviços de Saúde. A tomada de posse realizou-se ontem, no auditório do hospital, na presença do secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Chui Sai On, e do Director dos Serviços de Saúde, Lei Chin Ion, numa cerimónia onde Chan Wai Sin prestou juramento e assinou o termo de posse.
A prioridade do novo director, cuja comissão de serviço durará dois anos, é de aumentar o número de camas do hospital, "e para isso já estamos em diálogo de cooperação com associações não governamentais para aumentar o número de camas de doentes de reabilitação, como pretendemos ampliar o serviço de urgência de 12 para 27 camas, o que irá triplicar a área actual".
Esta intenção já havia sido anunciada por Lei Chin Ion, aquando a sua tomada de posse no dia 8 de Abril, mas, segundo o novo director dos Serviços de Saúde, as urgências teriam 27 camas até Junho deste ano e a área do serviço de urgência iria triplicar até ao final deste ano. Ontem, Chan Wai Sin adiantava que só prevê que as obras terminem em 2009.
Por enquanto, a planta de design já foi concluída e "já entrámos na planta de construção. Mas porque ainda estamos nesta fase, ainda não conseguimos prever o orçamento das obras".
Chan Wai Sin licenciou-se na Universidade de Jinan, em Guangzhou, e fez um mestrado em Educação Física em Xian. Em 1993, entrou no Centro Hospitalar Conde São Januário, começando como médico diferenciado do Serviço de Ortotraumatologia, passando por responsável do mesmo serviço e médico adjunto da direcção. Chan Wai Sin esteve também em Portugal, Singapura e em Taiwan para receber formação em áreas específicas de medicina e gestão hospitalar.