8.4.08

Dia 22 de Abril, com agenda marcada pela inflação
Edmund Ho responde aos deputados

Edmund Ho irá, pela primeira vez este ano, à Assembleia Legislativa responder às perguntas dos deputados. O encontro está marcado para dia 22 de Abril e versará sobretudo sobre o aumento da inflação e o desenvolvimento democrático do território. Segundo o jornal chinês Va Kio, os deputados que foram eleitos directamente estão maioritariamente preocupados com a qualidade de vida da população devido à inflação.
É o caso de Kwan Tsui Hang, eleita pelos círculos laborais, que, em entrevista ao Va Kio, afirmou que o aumento de preços está a dificultar cada vez mais a vida dos residentes, e que Governo apenas adoptou medidas temporárias para minorar as consequências da inflação. Porém, a deputada diz que distribuir dinheiro não chega para resolver o problema, especialmente no caso de residentes com baixos rendimentos, que não conseguem preparar um desenvolvimento contínuo. Para além disso, a distribuição de dinheiro só promoveria a dependência e não aumentava a qualidade de vida. Kwan Tsui Hang acredita que o Governo deve dar assistência a quem precisa de apoios específicos, nomeadamente os residentes que já tentaram melhorar de vida, mas não conseguiram.
No entanto, para a deputada, o importante é adoptar mais e melhores medidas para ajudar as pessoas com rendimentos baixos a construírem um futuro melhor. Para isso, Kwan Tsui Hang admite que o Governo deve ajudar as pessoas a terem um espírito mais combativo em relação às dificuldades. A deputada também relatou a sua experiência em Singapura, onde a inflação se faz igualmente sentir. Um taxista terá dito à deputada que estava a sofrer cada vez mais com o aumento de preços e que o Governo não lhe dava grandes apoios. O condutor do táxi ter-lhe-á contado que trabalhava 18 horas por dia para sustentar os dois filhos. A propósito deste testemunho, Kwan disse ao Va Kio que não concordava que se trabalhasse 18 horas por dia, mas que havia que criar um espírito mais combativo nos residentes de Macau. No entanto, isso só seria possível se o Governo criasse boas condições de trabalho e leis que protegessem os trabalhadores.

Curto prazo não chega

Leong Iok Wa, igualmente eleito directamente pelos círculos laborais, diz que o Governo está a usar medidas que só funcionam a curto prazo, dificultando assim um desenvolvimento sustentável por parte dos residentes com rendimentos baixos.
Há alguns dias, Edmund Ho disse que o Governo estava preocupado com a inflação e com a forma como isso afectava a qualidade de vida dos cidadãos. O Chefe do Executivo admitiu também querer introduzir mais medidas para combater o efeitos do aumento de preços na população de Macau.
Ng Kuok Cheong admitiu que as medidas apresentadas pelo Executivo, nomeadamente a antecipação do pedido de pensão de velhice para os 60 anos, já se tinham mostrado insuficientes.
Por sua vez, José Pereira Coutinho mostrou-se preocupado com o pessoal da linha da frente que, segundo o deputado, tem salários muito baixos e vive com grandes dificuldades. Muitos deles não têm assistência médica, subsídios de habitação ou anos de serviços o que Pereira Coutinho considera muito injusto.
Ng Kuok Cheong e Au Kam San também se mostraram preocupados com o processo democrático de Macau, pedindo que se marque uma data para a consulta pública à população. Au Kam San disse que o Executivo havia prometido fazê-lo, mas que até agora, só três leis eleitorais haviam sido sujeitas à opinião pública, e mesmo essas eram meramente técnicas. Os deputados explicaram ao Va Kio que as decisões deviam tomadas pela população e não só pelo Governo.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com