16.4.08

Estágios de preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim
Macau recebe pelo menos 11 países

Macau vai ser o palco do estágio de dezenas de atletas de pelo menos onze países que irão participar em Agosto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, disse ontem à agência Lusa uma fonte oficial.
De acordo com a mesma fonte, Portugal, Angola, Cabo-Verde, São Tomé e Principe, Timor-Leste, Brasil e Moçambique, da mundo da lusofonia, e a Inglaterra, Estados Unidos, Argentina e Rússia são os 11 países que já confirmado a realização de parte dos seus estágios na Região Administrativa Especial.
Atletismo, natação, tiro, volei de praia, baquetebol, ginástica, judo, taekwondo, remo, esgrima, saltos para a água e a natação sincronizada são algumas das disciplinas que vão ser preparadas pelos países em Macau.
Portugal deverá fazer deslocar a Macau apenas 25 atletas para as modalidades de badminton, trampolins, tiro, natação e ténis de mesa, prevendo-se que a Inglaterra seja o país com maior leque de especialidades presente no território.
Dos atletas e equipas que irão estar presentes em Macau, a formação russa de natação sincronizada será uma das principais atracções já que vai a Pequim tentar revalidar o ouro olímpico da especialidade e com o título de campeã do mundo.
Os treinos das equipas serão realizados nas várias infra-estruturas desportivas de Macau como a piscina olímpica, estádio e pavilhões multi-desportivos numa organização que será apenas definida em pormenor quando os países confirmarem o número final de atletas e modalidades.
A fonte acrescentou ainda que os estágios vão decorrer entre Julho e Agosto, já que muitos dos atletas não irão iniciar as competições logo após a abertura dos Jogos (08 a 24 de Agosto) e apenas deixarão Macau a um ou dois dias das suas competições.
A Região Administrativa Especial de Macau é o ponto de passagem da segunda etapa do transporte da tocha olímpica em solo chinês, num percurso que decorrerá a 3 de Maio, um dia depois da passagem em Hong Kong, local onde irão decorrer as provas de hipismo dos Jogos Olímpicos.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com