17.4.08

Inspector fará rondas pelo local para assegurar que não há incidentes
Templo de A-Má vai passar
a ser fiscalizado


O Templo de A-Má, que tem estado no centro de uma disputa pela sua administração entre uma associação e o bonzo do pagode, vai passar a ter um inspector responsável por fazer rondas pelo local, por forma a assegurar a não repetição de incidentes que já levaram mesmo ao encerramento temporário do templo.
O anúncio desta medida foi feito ontem por Heidi Ho, presidente do Instituto Cultural (IC), em resposta a uma interpelação da deputada Kwan Tsui Hang, que sugeria a tomada de medidas por parte do Executivo, incluindo a criação de um comité de gestão de templos com prestígio, para coordenar a administração de todos os templos de Macau.
Heidi Ho afirma que o IC se reuniu com os responsáveis da entidade administradora do pagode, encontro no qual foram colocadas várias exigências para evitar a ocorrência de incidentes semelhantes aos de Outubro do ano passado e Fevereiro deste ano.
A presidente do IC disse ainda que se discutiu, no encontro, o aperfeiçoamento do “Guia de gestão de templos”, e que se especificaram as obrigações e deveres que devem assumir os administradores dos templos inscritos na Lista do Património Mundial. Foi peremptoriamente exigido que se “assegure a abertura e o funcionamento normal do templo nos termos da lei e que se previna rigorosa e prudentemente situações que possam prejudicar a imagem da cidade e o interesse público”.
Heidi Ho destaca também que a sugestão de “criar um comité de gestão de templos com prestígio, para coordenar a administração de todos os templos de Macau” deverá ser, no futuro, um objectivo comum do Governo e da sociedade. Contudo, lembra, a mudança deste regime carecerá de uma consulta geral da sociedade, sendo ainda necessário efectuar uma investigação aprofundada e fundamentada. Por enquanto, ressalva, já foi efectuado um intercâmbio especial com o “Home Affairs Bureau” de Hong Kong, no intuito de aprender com a experiência da RAE vizinha.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com