7.4.08

Jornada sem surpresas no futebol de Macau
Monte Carlo goleou Hoi Fan (5-0)
e aguenta pressão do Lam Pak


Já só faltam três jornadas para o fim do campeonato. Monte Carlo e Lam Pak não perdem pontos e tudo se conjuga para que decidam título no último dia. Mas Vong Chiu ainda tem uma palavra a dizer. Na Taça, estão encontrados os semi-finalistas e há uma equipa sensação da III Divisão, Hong Ngai

Vítor Rebelo
rebelo20@macau.ctm.net

As equipas menos dotadas em termos de plantel, começam a claudicar nesta ponta final do campeonato de futebol de Macau do escalão principal. Os plantéis começam a desgastar-se e isso traz reflexos na produção. É o caso do Hoi Fan.
A formação onde imperam vários jogadores da República Popular da China, com grande influência na manobra geral da equipa, tem feito uma fraca segunda volta e a goleada sofrida na tarde de ontem face ao Monte Carlo, é uma demonstração de que o Hoi Fan não “aguentou a pressão” e está agora a distantes onze pontos do líder da competição, o Monte Carlo.
É caso para perguntar, o que aconteceu ao Hoi Fan nesta segunda parte do campeonato? Francisco Rosário, o capitão, responde:
“Fomos abaixo. O Plantel é curto, dois dos nossos jogadores de Macau deixaram de aparecer, por questões profissionais. Outros lesionaram-se. É complicado manter um certo nível. Relativamente ao desafio de ontem com o Monte Carlo, o jogo correu-nos mal. Levámos dois golos nos primeiros minutos. Enviámos uma bola ao poste quando procurávamos reduzir e passos três minutos sofremos o 3-0. A partir daí era muito difícil dar a volta ao jogo.”

Hoi Fan limita-se
à Taça e ao terceiro

Rosário reconhece que o Monte Carlo tem jogadores mais jovens e treina muito mais do que o Hoi Fan, daí a diferença no marcador.
“Agora resta-nos apostar tudo na Taça e procurar ainda lutar pelo terceiro lugar no campeonato. Estamos a três pontos do Vong Chiu e vamos jogar com eles.”
Na partida de ontem no relvado do Estádio de Macau, Hoi Fan e Monte Carlo actuaram praticamente na máxima força, com os estrangeiros (da China) a comparecerem, dois para a formação que comanda a competição e quatro a vestir a camisola do Hoi Fan.
O Monte Carlo já ganhava ao intervalo por 3-0 e aí estava praticamente arrumada a questão do vencedor.
Os tentos foram apontados por Chan Kin Seng (2), Lam Chiu Meng, Kam Wai Meng e Kong Cheng Hou.
Um jogo que se antevia com alguma dificuldade para o Monte Carlo, acabou por ser resolvido de forma relativamente fácil e assim o conjunto orientado por Tam Iao San vai mantendo a diferença de dois pontos em relação ao rival Lam Pak, quando faltam três jornadas para o final da temporada.

Treinador do Monte Carlo
quer mais equilíbrio

O treinador dos “azuis e amarelos” falou também ao PONTO FINAL e, curiosamente, não gostou da exibição, em termos globais, dos seus jogadores:
“Claro que é sempre bom ganhar e logo pela diferença de cinco golos. Mas a minha equipa piorou depois do 2-0, permitindo algum ascendente ao adversário. E isso não pode acontecer. Temos de manter um certo equilíbrio ao longo dos noventa minutos. Entrámos bem no encontro e marcámos. Na segunda parte as coisas melhoraram e assim conseguimos mais três pontos na corrida ao título.”
Tam Iao San considera que há ainda muito para lutar até ao fim:
“Faltam três jornadas e temos três adversários nada fáceis, Vá Luen, Vong Chiu e Lam Pak. Por isso nada está decidido. Temos de encarar jogo a jogo e se as duas equipas (nós e o Lam Pak) forem ganhando até
à derradeira jornada, então tudo se irá ali decidir.”
O técnico do Monte Carlo é conhecido por ser rigoroso com os seus jogadores, pretendendo exibições equilibradas e pedindo muita concentração.

Algumas mudanças
por causa dos chineses

Para este embate de ontem com o Hoi Fan, o clube do presidente Firmino Mendonça apresentou algumas diferenças no onze inicial, relativamente a desafios anteriores.
Assim, ficaram no banco o cabo-verdiano Alison Brito, assim como o brasileiro Oseas. O jovem português Nuno Peres não pode dar o seu contributo à equipa em virtude de ter contraído uma lesão no sobrolho esquero, no decorrer do jogo da Taça diante do “irmão” Heng Tai.
O Monte Carlo utilizou dois jogadores da República Popular da China, o médio Lam Chiu Meng (considerado imprescindível em partidas diante de adversários que lutam igualmente pelo título…) e o avançado Kam Wai Keong. Ambos marcaram golos, mas fica a ideia de que Kam é muito mais individualista do que Lam, não obstante os dois possuírem uma excelente técnica.
Este foi, sem dúvida, o jogo de maior cartaz da ronda onze, mas acabou, como dissemos, por ser resolvido de forma simples (ou quase) pelo conjunto que lidera o campeonato.

Lam Pak aguenta pressão
e supera Polícia

Quanto aos seus rivais na “guerra” do primeiro lugar (de onde há algumas jornadas já saiu o Hoi Fan), o Lam Pak tem aguentado muito bem a pressão e lá vai conseguindo não perder terreno.
O “onze” de Chan Man Kin superou o sempre dificil “ferrolho” da Policia, que actua preferencialmente na defensive e aposta no contra-ataque.
Os policiais ainda aguentaram o zero-zero até ao final dos primeiros quarenta e cinco minutos, mas o primeiro golo do Lam Pak, no primeiro minuto do período complementar, apontado por Ieong Hei Chi, acabou com a reacção do Grupo Desportivo da Policia de Segurança Pública.
Aos 52 o Lam Pak resolveu o encontro e assim mantém-se na sombra do velho rival Monte Carlo.

Vá Luen goleador
Vong Chiu ainda sonha

Nos restantes embates da ronda, grande surpresa no “renascer” do Vá Luen, uma equipa muito irregular, que chegou a pensar-se poder passar por grandes problemas para se manter na I Divisão e que agora regressou aos triunfos convincentes. Logo por 5-1, no confronto com os jovens Sub 21.
No sábado, o Vong Chiu resolveu, sem forçar muito, a questão do último classificado, Heng Tai. Vitória por 4-0 e ainda as esperanças de tentar o sonho do título.
O conjunto treinado por Wu Kam Fai permanence a oito pontos do lider, o que é de facto uma desvantagem considerável. Só que o Vong Chiu ainda terá de jogar com o Monte Carlo.
No entanto, quer-nos parecer que só um “milagre” colocaria de novo esta formação do Vong Chiu na corrida ao primeiro lugar, num campeonato com tão poucas equipas (7) e por isso de curta duração.
A próxima ronda também não deve trazer grandes alterações. O Monte Carlo defronta o Vá Luen (é o jogo mais importante, domingo), enquanto o Lam Pak encontra pela frente o lanterna vermelha, Lam Pak.

Vong Chiu e Hoi Fan
ganham na Taça

Entretanto a Taça de Macau já conhece os semi-finalistas, depois de se terem realizado os quartos-de-final, com desafios no relvado da Universidade de Ciência e Tecnologia, ao contrário do campeonato que se mudou para o Estádio da Taipa.
Hong Ngai, do veterano Ka Li Man, confirma-se como a grande sensação da prova e é a única equipa da III Divisão ainda presente e aquela que provocou a maior surpresa, ao afastar o actual campeão do território, Lam Pak. E logo por 3-0.
Só que o Hong Ngai vai agora ter de defrontar um adversário de muito peso, o Monte Carlo, numa meia-fnal ainda sem data marcada.
Para além destas duas equipas, também seguem em frente Hoi Fan e Vong Chiu, formações que apostam agora muito forte na Taça, até porque a curta duração de cada jogo (60 minutos) os pode favorecer.
O Hoi Fan derrotou os Sub 21 por 2-1 e vingou-se do desaire do campeonato alguns dias antes. O Vong Chiu eliminou em “ritmo de passeio” uma outra equipa da III Divisão, Lai Chi, por 6-0.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com