7.4.08

“Macau - O Poder do Documentário 2008” já aceita candidaturas
Realizadores, acção!

O Centro Cultural de Macau abriu as candidaturas para o segundo “Macau - O Poder do Documentário 2008”, um projecto comissionado que visa incentivar cada vez mais realizadores de Macau a criarem documentários que registem as mudanças constantes da cidade.
Com duas categorias distintas (a Categoria Aberta e a Categoria de Estudantes), este evento entra agora na sua primeira fase - a recepção de propostas, que serão aceites até dia 15 de Maio. O lançamento desta iniciativa vem na sequência da apresentação dos primeiros sete documentários no festival de internacional de cinema do CCM no passado sábado, dia 29.
Os filmes atraíram vários fãs da sétima arte, que se dirigiram ao CCM para assistir aos trabalhos criativos dos nossos realizadores. O crescimento desenfreado de Macau, o problema do trânsito, o desaparecimento dos triciclos, a comunidade macaense e a fonte do Lilau foram alguns dos temas abordados pelos documentaristas.
No passado domingo, 30, um painel de júris premiou vários filmes produzidos em Macau, galardoando dois documentários comissariados pelo CCM. “350 Metros” de Fernando Eloy (que retrata a rua Cinco de Outubro, uma das ruas mais típicas do Macau antigo), recebeu um dos prémios de louvor do júri, ao passo que “Deixados Para Trás” de Cecilia, Ho Wing Yin (um documentário que se debruçou sobre os viciados em heroína), foi eleito pelo público como o melhor filme “Made in Macau” do ano.
Após a reacção do público, que apareceu em peso no CCM para assistir aos filmes, os organizadores estão ainda mais entusiasmados com a nova leva de documentários que vão ser produzidos neste ano.
Para que os realizadores estreantes estejam melhor preparados, o “Macau - O Poder do Documentário” de 2008 vai arrancar com vários workshops sobre produção documental que serão disponibilizados a todos os participantes da 1ª fase. Quem passar à segunda fase, tem de entregar uma “demo” de 5 minutos e a proposta de produção até 23 de Julho. Passados à terceira fase, os realizadores seleccionados começarão aí a realização dos seus documentários. O CCM vai subsidiar todo ou parte do orçamento de produção destas equipas (com, no máximo, 50 mil patacas para cada equipa da categoria aberta, e 10 mil para cada equipa estudantil). Os grupos seleccionados têm então entre Agosto de 2008 e Janeiro de 2009 para concluírem os seus trabalhos. Estas criações serão depois apresentadas precisamente daqui a um ano no Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Macau de 2009. Para mais informações visite www.ccm.gov.mo/prog08/LocalDocuPower08/LDP2008P.htm.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com