Número de passageiros e aviões subiu 6% no primeiro trimestre
Aeroporto com mais movimento
Aeroporto com mais movimento
O Aeroporto Internacional de Macau registou no primeiro trimestre do ano um crescimento de seis por cento no número de passageiros e de movimentos de aviões, segundo dados oficiais divulgados ontem.
De acordo com os dados da ADA - Administração de Aeroportos, entre Janeiro e Março, utilizaram o aeroporto local 1.331.928 pessoas e foram realizados 13.689 movimentos - aterragens e descolagens - de aeronaves.
No mesmo período, foram processadas 29,5 toneladas de carga e 38 toneladas de correio aéreo, correspondentes a quebras homólogas de, respectivamente, 31 e 18 por cento.
Depois de ter registado 5,5 milhões de passageiros em 2007, o Aeroporto Internacional de Macau, inaugurado em 1995 com uma capacidade de seis milhões de passageiros, deverá contabilizar já em 2008 uma estabilização ou ligeira quebra do número de passageiros caso se concretizem as ligações directas entre Taiwan e a China.
Macau é uma das três principais plataformas regionais de ligação entre a China e Taiwan, tendo a companhia de bandeira, a Air Macau, a maioria da sua operação centrada nessas ligações indirectas.
Ma Ying-jeou, o candidato vencedor das presidenciais de Taiwan de 22 de Março, disse durante a campanha eleitoral querer reforçar as relações com o continente chinês e anunciou querer implementar, em regime de charter, experimental e ao fim-de-semana, voos entre os dois lados do estreito da Formosa, que mais tarde passarão a voos regulares.
A decisão do presidente eleito vai ter impacto não só em Macau como também em Hong Kong e na Coreia do Sul, as três principais plataformas utilizadas por cidadãos de Taiwan e do continente para as viagens de ligação entre a ilha e a China continental.