8.4.08

Três empresas concorreram ao serviço de disribuição
Gás natural no início de 2010

O gás natural deverá estar disponível em Macau para consumo doméstico no final de 2009 ou início de 2010, disse ontem o coordenador do Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético, Arnaldo Santos.
Falando à margem da cerimónia de abertura das propostas para a concessão do serviço público de distribuição de gás natural em Macau, Arnaldo Santos explicou que após a certificação dos concorrentes admitidos ao concurso, uma comissão de avaliação vai analisar o conteúdo das propostas e decidir qual a empresa vencedora até meados do corrente ano.
"Depois de adjudicado o serviço, penso que as obras irão ter inicio quase imediatamente e depois é um processo que será desenvolvido gradualmente mas o gás irá começar a chegar à população de acordo com o plano que for definido pela concessionária", explicou.
A concessão do serviço de gás natural a Macau será realizada por 25 anos, tendo concorrido ao concurso três empresas: consórcio The Hong Kong and China Gas Company Limited & Beijing Gas Group, Xinao Gas Investimentos, Macau, e Nam Kwong Natural Gas Company.
A concessão visa a distribuição de gás natural em Macau, incluindo comércio, indústria e serviços.
Em Macau decorrem já os últimos testes para a introdução do gás natural na produção de energia eléctrica no território.
A utilização do gás natural na produção de energia foi decidida pelo governo de Macau para diversificar as fontes energéticas do território, ao mesmo tempo que é assegurada maior protecção ambiental.
A Sinosky Energy, empresa responsável pela introdução do gás natural, detém uma concessão de 15 anos para o fornecimento daquela fonte de energia e é uma "joint-venture" entre a China Petroleum and Chemical Corporation e a China Energy.
Além da central de abastecimento à Companhia de Electricidade de Macau, a Sinosky vai ainda construir, até 2010, uma central de descarga de LNG que estará ligada a um terminal na cidade continental chinesa de Zhuhai por condutas submarinas de alta pressão.
De acordo com os dados da companhia, a Sinosky deverá fornecer a Macau 180 milhões de metros cúbicos de gás natural em 2008 e 2009, num aumento gradual que atingirá os 520 milhões de metros cúbicos em 2015.
A chegada do gás natural a Macau e a sua introdução na produção de energia vai permitir que a Companhia de Electricidade aumente ligeiramente a sua capacidade de produção, mas garante a utilização total dos recursos de produção instalados (cerca de 400 megawatts) o que não acontecia até agora, já que operando apenas com gasóleo, a central de ciclo combinado tinha custos muito elevados.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com