4.5.08

Boletim apresenta também estudo a bombas de gasolina
Conselho de Consumidores reprova
metade de amostras de comida


O Conselho de Consumidores testou 80 amostras de comida vendidas em Macau e verificou que a média continha valores elevados de gordura transformada. Com a colaboração do Departamento de Estudos de Medicina e Saúde da Universidade Tecnológica de Macau, o estudo passou por 22 amostras avulso, nomeadamente pão, bolos, galinha frita e batata frita, e 58 amostras de comida embalada, como foi o caso de compotas, biscoitos, queijos, margarina e massa instantânea. Adquiridas em supermercados, lojas de comida, padarias e estabelecimentos de comida rápida, cerca de metade das amostras (39) continham valores de gordura transformada no limiar das recomendações de gordura necessária para consumo num dia, entre as quais 14 eram de comida pré-embalada e tinham níveis que rondavam os 0,11 e os 1,4 por cento. A Organização Mundial de Saúde e a Food and Agriculture Organization sugerem o consumo de comida com baixo teor de gordura transformada, mais precisamente 1 por cento da kilocalorias necessárias. As duas amostras com mais alto teor de gordura encontradas continham em 1,4 e 1,1 por cento de gordura, respectivamente.
Na 178º edição do boletim O Consumidor, o Conselho de Consumidores também apresenta uma análise a 16 bombas de gasolina, já os consumidores se têm mostrado preocupados com alegadas burlas. O estudo foi encomendado ao Laboratório de Fiscalização e Testes de Qualidade e Quantidades dos Produtos da cidade de Zhuhai e realizou-se em Março, com supervisão do Conselho de Consumidores. O padrão usado foi o JJG443-2006 da República Popular da China que obriga um teste à amostra três vezes seguidas, sendo que a margem de erro não pode ultrapassar 0,3 por cento do seu volume e a margem de erro entre dois testes não pode ser superior a 0,15 do seu volume. Os testes foram feitos em 16 postos de abastecimento, tendo-se escolhido uma bomba aleatoriamente em cada um. Cada bomba foi testada três vezes consecutivas, tendo-se retirado 20 litros de cada vez para um contentor graduado com o mesmo volume. Só uma bomba foi reprovada, embora por uma margem diminuta de 0,2 por cento. Segundo o Conselho de Consumidores registou-se uma melhoria face aos resultados da última avaliação, mas ainda assim o organismo aconselha os consumidores que se sintam burlados a apresentarem queixa.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com